Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 138

21 de fevereiro de 2019
No próximo dia 1 de março, às 10h30, realiza-se, na Sala dos Atos Grandes (Sala dos Capelos), a cerimónia pública de investidura de Amílcar Falcão no cargo de Reitor da Universidade de Coimbra. Antes, pelas 09h00, tem lugar a Missa Solene na Capela de São Miguel. No mesmo dia, a partir das 15h00, decorre a sessão comemorativa dos 729 anos da UC, com a entrega do Prémio Universidade de Coimbra a Gonçalo Quadros.
 
É também neste dia que arranca a 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, este ano com o tema “Caminhos”. A mais longa semana da UC, que se estende até 12 de abril, foi hoje apresentada publicamente.

As plantas adotadas no âmbito da iniciativa UC.Plantas já chegaram à quinta do Palácio de São Marcos! Os estudantes-adotantes participaram na reflorestação e também no controlo de espécies invasoras e limpeza de resíduos vegetais. Recorde-se que o espaço havia sofrido estragos provocados por um incêndio florestal e pela passagem da tempestade Leslie.
O Centro Audiovisual Max Stahl Timor-Leste (CAMSTL), instalado na Universidade de Coimbra, é hoje apresentado publicamente. Este repositório online, com mais de 5000 horas de gravações, representa a mais completa coleção de registos-vídeo sobre a história daquela nação e engloba momentos-chave como o massacre de Santa Cruz. Recorde-se que a UNESCO considerou que Timor-Leste foi “a primeira nação a libertar-se através do poder das imagens”.
 
Um consórcio europeu, constituído por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Luleå University of Technology, na Suécia, e ainda por cinco empresas das áreas de projeto de estruturas e de produção de elementos em aço, desenvolveu um conjunto de soluções que garantem às pontes metálicas e mistas (aço e betão) antigas um prolongamento considerável da sua vida útil.
Rui Navalho é o vencedor da 4.º edição do Programa “Acertar o Rumo” e vai receber o Prémio de Mérito BPI. A sessão acontece amanhã, pelas 14h30, na Sala do Senado. Desenvolvido pela Universidade de Coimbra e pela Critical Software, “Acertar o Rumo” é um programa de requalificação profissional destinado a pessoas com formação superior que pretendem ingressar na área das Tecnologias de Informação e conta com várias empresas do setor como parceiras.
As relações entre a indústria e a academia vão estar em debate na Universidade de Coimbra. A 26 de fevereiro, às 16h00, a Sala do Senado recebe o evento “Pontes entre a Academia e a Indústria”, organizado pela iniciativa PostDoc@UC. A sessão conta a participação de Amílcar Falcão e das empresas Altri, José Mello Saúde, Farmacêutica Roche, Sonae e Verallia Portugal.

 E ainda...
Amanhã e sábado, está de volta o festival de tunas femininas - o Tunalidades. O teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras, recebe a Noite de Festival, amanhã a partir das 21h30. No dia seguinte, a partir das 21 horas, o Café Santa Cruz é o palco da Noite de Serenatas.
No próximo dia 1 de março não pode perder o concerto de abertura da 21.ª Semana Cultural da UC - “Velhos e Novos Caminhos”. A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra explora caminhos escritos por compositores d’aquém e d’além mar e navega pela rota traçada por Dvorák na sua demanda pela descoberta do “Novo Mundo”. Bilhetes à venda no TAGV e na bilheteira online.
 
Conheça toda a programação da Semana Cultural aqui e acompanhe tudo na página de Facebook da iniciativa.
 A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Brasil, e a Universidade de Coimbra assinaram um protocolo de cooperação para formação avançada em engenharia informática dos seus docentes, com a possibilidade de alargar a outras áreas. (Notícias ao Minuto)

A Universidade de Coimbra apresentou os resultados dos trabalhos de reabilitação realizados na Igreja e Claustro do Palácio de São Marcos. (Diário de Notícias Online)

A UC inaugurou um novo centro de processamento de dados, um `data center` que alberga o supercomputador da instituição, e que tem uma capacidade de processamento equivalente a dois mil computadores pessoais. (RTP Online)

"Sensibilizar a população para o combate ao lixo marinho, contribuindo para a preservação dos oceanos, e alertar as entidades competentes para a urgência na adoção de medidas que permitam mitigar este grave problema ambiental global" é o principal objetivo da plataforma 'lixomarinho.app', que foi lançada em formato de aplicação. (Correio da Manhã Online)