Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 139

28 de fevereiro de 2019
Celebramos amanhã, dia 1 de março, o Dia da Universidade de Coimbra!
Às 10h30, realiza-se, na Sala dos Atos Grandes (Sala dos Capelos), a cerimónia pública de investidura de Amílcar Falcão no cargo de Reitor da Universidade de Coimbra.
 
A UC faz 729 anos e, a partir das 16h00, a Sala dos Atos Grandes recebe a sessão comemorativa deste dia, com a entrega do Prémio Universidade de Coimbra a Gonçalo Quadros. As sessões da manhã e da tarde vão ser transmitidas, em direto, em uc.pt.
 
Também amanhã arranca a 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, este ano com o tema “Caminhos”. À noite, pelas 21h30, o TAGV recebe o concerto de abertura - “Velhos e Novos Caminhos” - pela Orquestra Académica da UC. Os bilhetes estão disponíveis no TAGV e na bilheteira online. Até 12 de abril há mais de 100 iniciativas a não perder.
 
Amanhã damos igualmente os parabéns à Rádio Universidade de Coimbra pelos seus 33 anos. O aniversário vai ser comemorado com alguns concertos durante mês de março e o primeiro é já no dia 9, às 21h30, com Raquel Ralha & Pedro Renato e First Breath After Coma, no TAGV.
 
O projeto BIN – Infraestrutura Central da Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral, liderado por investigadores da Universidade de Coimbra e sediado no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde, vai receber dois tomógrafos PET para estudo do cérebro, num investimento de cerca de cinco milhões de euros. Um ficará instalado no ICNAS, outro no serviço de Medicina Nuclear do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
A Universidade de Coimbra recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, entregue pelo Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues. A distinção reconhece o papel central na preparação e organização dos Jogos Europeus Universitários de 2018 (o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal), o pioneirismo na implementação do Estatuto Estudante-Atleta, a promoção da carreira dual e da atividade física e do desporto na comunidade académica.
As Cantinas Amarelas voltam a abrir portas! O espaço alimentar multifuncional vai ter serviço de cafetaria, das 8h30 às 16h30, e uma área de refeições rápidas, a funcionar entre as 11h00 e as 21h00. Para além dos pontos de oferta alimentar, as renovadas instalações dispõem de uma zona de convívio apta para o acolhimento de iniciativas culturais.
 
Terminam amanhã as candidaturas à 3ª Edição Programa Starship, uma iniciativa educacional do programa EIT Health que procura soluções para os desafios da indústria no contexto da saúde. Mais informação aqui.
 
Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra divulgaram os resultados das monitorizações realizadas em 2018 ao desperdício de alimentos nas cantinas que situam o índice de restos em níveis ótimos. O compromisso de todos os membros da comunidade UC no combate ao desperdício de alimentos bons para consumo continua a dar frutos!

 E ainda...

No âmbito da programação da Semana Cultural, amanhã às 10h00, o Observatório Geofísico e Astronómico da UC propõe uma sessão especial no Planetário - “Comemorando a Viagem de Fernão de Magalhães”. A iniciativa assinala os 500 anos da viagem de circum-navegação do explorador.

No mesmo dia acontecem ainda três instalações artísticas: “Luzia” de Felippe Morais, às 10h00, e “Oceanfall” de António Azenha, às 16h00, ambas no Museu da Ciência; e ainda, pelas 18h00, “Cápsula do Tempo”, no âmbito do aniversário do CAPC.

Pelas 16h00, inaugura na Faculdade de Farmácia a exposição “Caminhos da Ciência Portuguesa: da quina à quinina”. Conheça a programação da Semana Cultural aqui e acompanhe tudo na página de Facebook da iniciativa e em agenda.uc.pt.

No Colégio das Artes inauguram amanhã, às 18h00, cinco trabalhos: “Corrispondenze”, de Lucilla Candeloro; “Fora de um mapa conhecido”, de Rui Matos; “Bestiário”, de Daniel Nave; “Knife and Wound - the film and issues”, de Filipe Marques e “Projecto Sombra”, de Beatriz Albuquerque. Para ver até 4 de abril.

 A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Mais de meio século depois, a Universidade de Coimbra completou uma permuta de espaços do Colégio de Jesus, feita entre o Estado e a Diocese de Coimbra, em 1963. A devolução das últimas frações à Diocese foi oficializada pelo reitor da UC, João Gabriel Silva. (Diário As Beiras)

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu uma ferramenta para integrar a realidade virtual na programação de robôs industriais, que pode "revolucionar a robótica industrial" e que representa um novo conceito de interação homem-máquina. (Notícias ao Minuto)

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra integra um projeto internacional que conseguiu converter células da pele em células do sangue, descoberta com potencial no tratamento de doenças como leucemia. (Diário de Notícias Online)

Rede do ensino superior está “desfasada da realidade” - Entrevista a Amílcar Falcão. O recém-eleito reitor da Universidade de Coimbra defende a fusão de instituições que não tenham procura, por oposição ao corte artificial de vagas em Lisboa e Porto. Diz-se a favor do fim das propinas. Com condições. (Público)