Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 140

07 de março de 2019
Já são conhecidos os rostos do novo ciclo de gestão da Universidade de Coimbra. Recorde aqui a cerimónia de tomada de posse da equipa reitoral e também a do Administrador, Administrador dos Serviços de Ação Social e Chefe de Gabinete do Reitor.
 
Pela primeira vez, uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra estudou os danos que os nanoplásticos podem gerar nos ecossistemas de água doce. O estudo, publicado na revista científica Fungal Ecology, documenta que os nanoplásticos podem interferir com funções ecológicas nos ecossistemas aquáticos.
 
No próximo dia 15, a partir das 9h30, o auditório da Faculdade de Direito acolhe uma conferência da Comissão para a Atratividade e Empregabilidade, inserida no quadro das atividades do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. A iniciativa vai debater o tema da empregabilidade dos licenciados, mestres e doutores pela UC e conta com um painel de oradores de relevo. O Reitor da Universidade de Coimbra encerra a sessão pelas 17h30.
 
Tem lugar amanhã o XIX Fórum Internacional do Desporto. A iniciativa, a ter lugar no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, vai juntar oradores de várias instituições e especialidades.
 
Também amanhã, o Núcleo de Estudos de Atividade Física Adaptada da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra organiza, das 9h30 às 17h00, a iniciativa "A caminho da inclusão - XIII Encontro Desportivo para pessoas com deficiência intelectual FCDEF-UC".
 
O Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos organiza, amanhã, a partir das 9h30, a Jornada de Estudos de Receção com o tema “Entre o Passado e o Presente: um longo caminho a percorrer”. A sessão vai ter o contributo de cinco artistas que tratam temas clássicos nas suas obras: a escritora Hélia Correia, a atriz e diretora teatral Fernanda Lapa, o cineasta João Canijo, a compositora Amélia Muge e o músico Michales Loukovikas.
 
No sábado, às 19h00, o Centro Cultural D. Dinis recebe o jantar/debate “O Caminho da Igualdade de Género: Dificuldades a Superar” e a exposição “African Queen”, do artista plástico Ivo Mota Veiga, promovidos pela Casa de Angola em Coimbra.
A matemática vai invadir o Museu da Ciência na tarde do próximo sábado na sessão “A matemática e as mensagens secretas”, com Jaime Carvalho e Silva, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. A partir das 15h00, vai ser possível trabalhar alguns exemplos simples de criptografia através de métodos com mais de 2000 anos.
 
No dia 12, não pode perder o concerto solidário da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que vai reverter para a associação Recriar Caminhos. Às 21h30, Raquel Ralha & Pedro Renato e a banda a Jigsaw juntam-se no TAGV com o espetáculo “Labirintos”. Os bilhetes estão disponíveis no TAGV e na bilheteira online.
 E ainda...

Amanhã, às 21h30, estreia no TAGV a peça “A Criada Zerlina”, com encenação de João Botelho e interpretação de Luísa Cruz. Após o espetáculo há uma conversa com o encenador.

No sábado, pelas 17h00, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra lança o livro “A shot in the eye”, no Círculo Sereia. Na mesma ocasião decorre uma visita guiada e uma performance de Rafaela Bidarra, seguindo-se uma conversa com o médico António Travassos e o poeta Luís Quintais.

O cinema é protagonista de um concerto do Coro Misto da Universidade de Coimbra. O espetáculo “Pelos Caminhos da 7.ª Arte”, a ter lugar no TAGV às 21h00 de dia 13 de março, vai trazer a palco peças de algumas das mais icónicas bandas sonoras do cinema nacional e internacional.

Conheça a programação da Semana Cultural aqui e acompanhe tudo na página de Facebook da iniciativa e em agenda.uc.pt.

 A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Novo Reitor quer fazer da UC a mais atrativa do país. Amílcar Falcão acredita que a instituição tem condições de se consolidar como "principal foco de progresso da região Centro". (Diário de Coimbra)

A Universidade de Coimbra foi condecorada pelos serviços prestados em prol do desporto universitário. O ministro da Educação atribuiu a medalha de honra de mérito desportivo à UC. (RTP 1)

A obra da Cantina Amarela da Universidade de Coimbra, cujo valor ascendeu a 1,3 milhões de euros, constitui mais um exemplo do esforço realizado pela instituição para garantir a melhoria das medidas de ação social indireta disponibilizadas a todos os membros da academia. (Antena 1)