Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 141

14 de março de 2019

Amanhã, a partir das 9h30, o auditório da Faculdade de Direito acolhe a conferência "Empregabilidade dos Licenciados, Mestres e Doutores pela Universidade de Coimbra", promovida pela Comissão para a Atratividade e Empregabilidade do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

O Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a comemorar 30 anos de existência. Até 28 de março, várias iniciativas vão assinalar a efeméride com destaque para o encontro “30 Anos em Coimbra”, no dia 26, no qual vários especialistas vão debater o futuro da arquitetura na UC.

O Centro de Neurociências e Biologia Celular e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra da Universidade de Coimbra voltam a participar na Semana Internacional do Cérebro, com atividades para todas as faixas etárias. Entre elas, realiza-se amanhã, a partir das 14h30, o evento “Dormir bem, envelhecer melhor”, no Auditório do Conservatório da Música de Coimbra.

Também amanhã, o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais promove o seminário “Os incêndios de 15 de outubro de 2017”, com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. O evento, a ter lugar no auditório do edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, reúne cerca de 400 participantes.

O Convento São Francisco recebe, no sábado a partir das 10h00, a iniciativa FOR1C | Uma Capital Europeia da Cultura do Século XXI que surge no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027. O debate vai juntar 15 personalidades nacionais e internacionais.

De 20 a 22 de março, a Casa Costa Alemão recebe um ciclo de workshops sobre diagnósticos de inovação. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia e limitada a 22 participantes. Saiba mais aqui.

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e a Federação de Ginástica de Portugal assinam amanhã, pelas 11h30, um protocolo de cooperação. A sessão vai ter lugar no Auditório Rui de Alarcão, no Pavilhão n.º 2 do Estádio Universitário de Coimbra.

Estão abertas, até 15 de abril, as candidaturas à terceira edição do Prémio João Lobo Antunes. O galardão, no valor de quarenta mil euros, destina-se a licenciados em medicina em regime de internato médico e visa estimular a cultura científica e a investigação clínica na área das neurociências.

 Investigação
O estudo que lhe trazemos hoje foi desenvolvido por uma investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e lança novas luzes sobre a relação entre saúde física e saúde mental.
 
O trabalho concluiu que os processos psicológicos das pessoas com doença inflamatória do intestino podem influenciar diretamente a forma como a patologia evolui em cada paciente.

E Ainda...

Hoje, às 21h00, pode participar numa experiência literária diferente e a bordo do Bazófias. “Desviagem” é uma proposta da Secção de Escrita e Leitura da AAC que convida os participantes para uma viagem e leitura de um texto à escolha.

Amanhã, pelas 16h30, não pode perder a inauguração da exposição “Histórias de expedições botânicas”. O Museu da Ciência e o Herbário mostram exemplares colhidos ao longo de séculos. A par da exposição realiza-se um ciclo de palestras.

Conheça a programação da Semana Cultural aqui e acompanhe tudo na página de Facebook da iniciativa e em agenda.uc.pt.

A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Paulo Eduardo Oliveira e Cláudia Cavadas são os novos diretores da FCTUC e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Tomadas de posse realizaram-se ontem na Sala do Senado. (Diário As Beiras)

Saúde das abelhas de mel. É um projeto a várias mãos entre cientistas portugueses da Universidade de Coimbra e colegas dinamarqueses. O objetivo é medir os riscos das abelhas e propor medidas que garantam a saúde dos apiários no espaço europeu. (RTP 1 - Portugal em Direto)

Cientistas publicam livro sobre os rios de Portugal. O objetivo da obra com 17 capítulos e em linguagem acessível é o desenvolvimento de uma consciência ecológica sobre a diversidade de ambientes e organismos dos rios portugueses. (Público Online)

Canções de embalar melhoram relação entre mãe e bebé. As mulheres que cantam canções de embalar para os seus filhos têm uma relação mãe-bebé mais saudável e apresentam níveis de autoestima e bem-estar superiores, conclui estudo do BabyLab da Universidade de Coimbra. (Expresso Online)