Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 142

21 de março de 2019

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Árvore! O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra organiza uma visita guiada pelo espaço e lança o desafio de tirar uma selfie com a sua árvore preferida e no final partilhar o resultado nas redes sociais, com a hashtag #JBUC.

Amanhã, pelas 10h00, a Faculdade de Desporto e Educação Física da UC organiza o debate “Caminhos do estudante-atleta: itinerário da carreira dual”, a ter lugar na sala de mestrados. A sessão vai contar com as intervenções de Laura Capranica, Presidente da Rede Europeia da Carreira Dupla Estudante-Atleta, e dos alunos da faculdade Gabriel Lopes (natação), João Saraiva (trampolins) e Carlos Costa (atletismo).

Também amanhã, a Faculdade de Economia entrega os diplomas de Bachelor aos estudantes que completaram o terceiro ano do programa integrado Bordéus-Coimbra. A sessão solene começa pelas 12h00 no auditório da faculdade.

Amanhã e sábado, o auditório do edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia acolhe o 14º Congresso dos Jovens Geocientistas. O evento junta mais de uma centena de estudantes do ensino básico e secundário para discutir experiências e apresentar os resultados dos seus trabalhos científicos.

A Universidade de Coimbra está nos finalistas da 3ª edição do Santa Casa Challenge. A iniciativa tem como objetivo a promoção do uso das tecnologias da informação e comunicação e o potencial de networking na resposta aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ODS 2030).

 Investigação

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra desenvolveram um método mais sofisticado de detetar alterações em proteínas, o que poderá facilitar e tornar mais precoce o diagnóstico de doenças neurodegenerativas como a de Parkinson. O trabalho está publicado na revista científica Redox Biology.

Uma equipa de investigação do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC integra um consórcio internacional que estudou a queda e origem de um conjunto de meteoritos originários do asteroide Vesta, o segundo maior corpo na cintura de asteroides. Os resultados acabam de ser publicados na revista Meteoritics and Planetary Science.

 E ainda

A mostra “Assim na Terra como no Céu” já inaugurou na Casa da Escrita e vai estar patente até 12 de abril. A exposição conta com dezasseis obras inspiradas em autores portugueses, tais como, Eça de Queirós, Florbela Espanca, José Régio ou Miguel Torga.

No sábado, pelas 17h00, não perca a performance “Voyagers — Descaminhos Do Improviso”, no Círculo de Artes Plásticas.

Mais tarde, às 21h30, propomos-lhe um serão com o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade que promete uma viagem musical pela tradição coimbrã com o evento “Cultura Tradicional: Caminhos, Costumes E Regiões”.

Conheça a programação da Semana Cultural aqui e acompanhe tudo na página de Facebook da iniciativa e em agenda.uc.pt.

 A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Universidade de Coimbra está a instalar um acelerador de partículas pioneiro a nível mundial para diagnóstico de cancro. (RTP 1)

Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra está a desenvolver um sistema mais fiável de navegação aérea nas manobras de aproximação à pista dos aeroportos. (Antena 1)

Investigadora de Coimbra relaciona saúde física e mental com doença inflamatória do intestino. Tese de doutoramento conclui que a evolução das doenças de Crohn e de colite ulcerosa em cada paciente é influenciada por "processos psicológicos". (Diário de Notícias Online)

A Universidade de Coimbra mudou o seu paradigma nos últimos anos. “Queremos ser uma das grandes referências internacionais no desporto universitário”. Foi pela voz do diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra, e agora também vice-reitor, com o pelouro do Desporto, que a ambição foi assumida. (Diário As Beiras)