Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 143

28 de março de 2019

A análise preliminar das linhas gerais de orientação do Plano Estratégico da Universidade de Coimbra 2020-2024 foi o principal ponto em discussão na última reunião do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Nesta que foi a primeira reunião plenária desde a eleição do Reitor Amílcar Falcão, fez-se ainda um balanço dos debates que este órgão promoveu nos últimos meses, relacionados com a empregabilidade, o regime jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e o futuro da Universidade de Coimbra.

O Centro Cultural Dom Dinis recebe hoje, a partir das 19h00, o pôr-do-sol solidário 7 Mares/ 7 Seas. Desafiados pelos estudantes internacionais, chefs dos SASUC, do Cordel, da Hamburgueria Maneirista, da Praxis e da Vasco da Gama criaram uma ementa a partir de imagens dos “mares” de diversos países e que resulta num menu de petiscos de todo o mundo.

Os cientistas Johannes Benkhoff e Go Murakami, da Agência Espacial Europeia e da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, respetivamente, vão estar amanhã no Observatório Geofísico e Astronómico. Os dois cientistas deslocam-se a Coimbra para participar num workshop sobre a Missão BepiColombo, que se realiza também no Observatório até sábado.

O consórcio European Campus of City-Universities – EC2U apresentou uma candidatura ao programa “Alianças de Universidades Europeias”. A proposta é fruto de um ano e meio de trabalho conjunto da Universidade de Coimbra, Universidade Alexandru Ioan Cuza, de Lasi (Roménia), Universidade de Pavia (Itália), Universidade de Poitiers (França), Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Turku (Finlândia).

Está a decorrer, até 30 de junho, o Concurso para atribuição do Selo Europeu das Línguas. Este prémio europeu tem como objetivos incentivar novas iniciativas no domínio do ensino e aprendizagem de línguas, premiar novos métodos de ensino de línguas e sensibilizar para as línguas regionais e minoritárias.

Já estão abertas, até 30 de abril, as candidaturas ao Fundo de Apoio Social. Os estudantes não-bolseiros da Universidade de Coimbra com dificuldades económicas podem candidatar-se online, através do portal "O meu processo" dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

Nos dias 28 e 29 de junho a Faculdade de Medicina acolhe a conferência "Envelhecimento: modelos e terapias". As inscrições no evento estão abertas até 1 de maio e a submissão de abstratcs decorre até 15 de abril.

O Centro Cultural D. Dinis promove, a 12 de abril, um jantar concerto que homenageia a obra de Zeca Afonso no ano em que o cantor completaria 90 anos. O evento começa às 20h00 e conta com as atuações do Coro Misto da Universidade de Coimbra, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra e do Orfeon Académico de Coimbra. Reserve já o seu lugar!

No dia 4 de abril assinalamos o Dia do Antigo Estudante de Coimbra e os 65 anos da Tomada da Bastilha II. Pelas 11h00 está marcada uma missa cantada na capela de São Miguel, seguida de um almoço e chá dançante no Palácio de São Marcos. Está ainda previsto o descerramento de uma placa comemorativa dos 65 anos da Tomada da Bastilha II, no edifício sede da AAC. À noite, pelas 21h30, o Teatro Académico de Gil Vicente recebe a gala do Antigo Estudante de Coimbra e os bilhetes já estão disponíveis no TAGV e na bilheteira online.

 Investigação
A investigação que lhe trazemos esta semana traz soluções para a proteção de pessoas e bens em caso de incêndio florestal.
25 investigadores da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial e do Instituto de Sistemas e Robótica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desenvolveram três sistemas tecnológicos de proteção de pessoas e elementos expostos ao fogo.
 E ainda

Hoje, pelas 17h30, pode conhecer a história e visitar o Museu de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina graças à iniciativa “Caminhos de um Museu Médico e Universitário” que conta ainda com uma conferência.

Na próxima segunda-feira, às 17h00, não pode perder a inauguração da "Instalação Artística Mixed Reality", na Capela do Departamento de Arquitetura. E no dia 3, pelas 9h45, acompanhe o colóquio internacional sobre reconstituições 3D de património arquitetónico desaparecido. As iniciativas são promovidas do Centro de Estudos Sociais e do Departamento de Arquitetura.

A correspondência é protagonista no workshop “Nos Caminhos dos Correios: o valor da correspondência nos séculos XVIII-XIX” que vai ter lugar a 4 de abril no Arquivo da Universidade de Coimbra. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 1 de abril e estão sujeitas ao limite de 30 vagas.

Conheça a programação da Semana Cultural aqui e acompanhe tudo na página de Facebook da iniciativa e em agenda.uc.pt.

 A UC foi Notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A tuberculose é uma doença latente em dois mil milhões de pessoas no planeta e que rouba cerca de dois milhões de vidas por ano. Em Coimbra, há uma equipa de cientistas que não desistiu da luta para derrotar a fatal microbactéria. (Público)

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra desenvolveram um método que poderá tornar mais fácil e precoce o diagnóstico de doenças neurodegenerativas, como a de Parkinson. (TVI 24 Online)

Que bactérias existem nos hospitais portugueses, e onde é que eles estão? Na Universidade de Coimbra, um grupo de investigadores esteve envolvido num estudo que tentou responder a estas perguntas. (Antena 1)