Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 144

04 de abril de 2019
A UC Global desta semana arranca com duas grandes conquistas para a Universidade de Coimbra, uma na área da saúde e outra na do desporto.
O projeto do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal), do qual a Universidade de Coimbra é líder científico, foi aprovado pela Comissão Europeia com um financiamento de 15 milhões de euros. Trata-se de um incentivo muito relevante para a investigação na área do envelhecimento ativo e saudável na Região Centro e vem reforçar a aposta numa das áreas consideradas estratégicas para a UC: a saúde.
A Universidade de Coimbra vai organizar a edição de 2021 do Congresso Mundial de Futebol (World Conference on Science and Soccer). O evento, que reúne mais de 300 participantes, entre treinadores, dirigentes e os melhores investigadores mundiais da especialidade, assim como de outras áreas de investigação, vai realizar-se pela primeira vez em Portugal.
Hoje assinalamos o Dia do Antigo Estudante de Coimbra. As iniciativas começaram logo pela manhã, com o reencontro de vários antigos alunos da UC na Porta Férrea seguido de uma sessão na Sala do Senado (fotografias aqui). Logo à noite, pelas 21h30, o TAGV recebe a Gala do Antigo Estudante e a celebração da Tomada da Bastilha II num espetáculo a não perder.
Começou hoje e termina no sábado mais uma edição do Bright Future, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. A iniciativa, dedicada às saídas profissionais e organizada por estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tem conferências, workshops e debates com a participação de personalidades como Francisco Pinto Balsemão, Pedro Santana Lopes, Arménio Carlos, Maniche, Cristina Ferreira e Gonçalo Quadros.
 
O edifício principal da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra recebe amanhã, pelas 15h00, a conferência "A Depressão e o Autismo do Bebé", proferida por Marie-Christine Laznik, uma das mais prestigiadas especialistas mundiais em psicologia do bebé. A sessão, com comentários de Eduardo Sá, é promovida pelo Laboratório do Bebé – BabyLab da UC.
 
No sábado, mais de 100 alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade, provenientes de 30 escolas básicas e secundárias da região centro, vão disputar a semifinal das Olimpíadas de Química Júnior 2019 no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.
 
No dia 12 de abril não perca o almoço de Páscoa da Cantina Estádio Universitário. A refeição tem um custo de 6,25€, com compra antecipada de senha na cantina. E porque a Páscoa está quase aí, os Serviços de Ação Social já iniciaram a confeção dos tradicionais folares. Tem até 26 de abril para fazer a encomenda.

 Investigação
Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra desenvolveu, em colaboração com investigadores do Massachusetts Institute of Technology (dos EUA), um novo modelo animal para estudar o autismo. O trabalho foi recentemente publicado na revista científica Nature Communications.
 E ainda...
Amanhã, às 11h00, inaugura na FLUC a exposição “Coimbra Cidade Livro Aberto - Caminhos da Palavra”, uma mostra fotográfica que conta histórias das ruas de Coimbra através das imagens.
 
No sábado, pelas 10h00, o Colégio das Artes recebe a performance “Ritual para abrir caminhos”, uma construção efémera desenvolvida pelos artistas Lia Krucken (Berlim) e André Feitosa (Coimbra).
 A UC foi Notícia

 (A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Vai ser criado em Coimbra, o 1º centro de investigação do Sul da Europa, dedicado aos problemas do envelhecimento. Os cientistas vão procurar respostas sobretudo para as doenças crónicas que afetam principalmente a população mais velha. (SIC)

Uma equipa de especialistas do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra "está a estudar nove espécies de aves marinhas de Cabo Verde, no âmbito de um projeto internacional, financiado em 2,4 milhões de euros pela fundação para a conservação da natureza MAVA". (Correio da Manhã Online)

Ucicletas é o nome do projeto que, já no presente semestre, vai arrancar com a utilização de 20 bicicletas que a Universidade de Coimbra tinha paradas. Membros da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física podem candidatar-se até 12 de abril. (Público Online)

Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu um tubo que ajuda os nervos a crescer, no caso de terem sido afetados por lesões resultantes de acidentes, por exemplo. (Antena 1 - 90 Segundos de Ciência)

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra está a trabalhar na reconstituição 3D do Mosteiro de Santa Cruz, situado no coração da Baixa conimbricense, que, após a extinção das ordens religiosas, em 1834, sofreu várias alterações, com parte da estrutura a ser demolida. (Diário de Notícias Online)