Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 145

11 de abril de 2019

A Universidade de Coimbra e a Beijing Foreign Studies University (BFSU) assinam hoje um acordo para a criação do Centro de Estudos sobre a China e os Países de Língua Portuguesa BFSU-UC. É o primeiro centro do género que a instituição chinesa abre na Europa e vai desenvolver projetos de interesse comum nas áreas de Letras e Direito.

Assinalam-se este ano os 50 anos da Crise Académica de 1969. A Associação Académica de Coimbra, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra juntam-se para celebrar a efeméride com iniciativas que se iniciam este mês e se estendem até outubro. A programação é apresentada amanhã, pelas 15h00, no Convento São Francisco.

A Faculdade de Economia apresenta o Prémio Ana Maria Rodrigues no próximo sábado pelas 10h30. Do programa da sessão faz ainda parte a tertúlia “Contabilidade para a felicidade”.

Já conhece o UCicletas? É um projeto piloto da Universidade de Coimbra de cedência e utilização temporária de bicicletas aberta a toda a comunidade académica. Já estão disponíveis, aqui, as condições de adesão ao projeto bem como o formulário de candidatura.

A Universidade de Coimbra é cada vez mais verde! No âmbito da iniciativa UC.Plantas, promovida pelo Jardim Botânico da UC, vão ser entregues cerca de 1000 exemplares de árvores (carrasco, carvalho negral e pinheiro manso) ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para serem plantadas em espaços verdes da região.

Investigação

Uma nova abordagem tecnológica baseada no som dos batimentos cardíacos, que permite a monitorização contínua das doenças do coração em casa, é o que propõe uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A solução, que está pronta a entrar no mercado, foi desenvolvida no âmbito do projeto “SoundForLife”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

E ainda...

A 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra está a chegar ao fim mas ainda há muito para aproveitar.

Entre hoje e sábado não perca “Cru-zzzz-arrrr”, um espetáculo que junta música, teatro e filosofia. Para ver no Teatro-Estúdio da Bonifrates pelas 21h30.

“Odeio este tempo detergente” é a proposta que lhe deixamos para amanhã à noite. Pelas 21h30, o TAGV recebe o espetáculo que traz a palco a poesia de Ruy Belo.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra realizaram um estudo sobre o funcionamento em rede do cérebro, que mereceu publicação na revista científica “Cortex”. (Notícias ao Minuto)

Cientistas portugueses e dinamarqueses estão a desenvolver, nos dois países, um projeto para salvar abelhas. O trabalho conta com investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. (RTP1)

Portugal vai receber o Congresso Mundial de Futebol que se realiza na Universidade de Coimbra, a quem foi confiada a organização da próxima edição de 2021. (CM TV)

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra desenvolveram, em colaboração com investigadores americanos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um novo modelo animal para estudar o autismo. Estudo demonstrou em ratinhos que a remoção de gene afeta o funcionamento do cérebro e os comportamentos dos animais. (Sábado Online)