Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 146

18 de abril de 2019

“Cartas da Natureza” é o primeiro projeto português a integrar a plataforma colaborativa Zooniverse, a maior e mais popular plataforma de investigação colaborativa com cidadãos. O projeto, desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, visa a transcrição de documentos das coleções e arquivos de história natural da UC.

Assinalam-se este ano os 50 anos da Crise Académica de 1969 e 17 de abril, o dia em que tudo começou, foi relembrado ontem em diversas iniciativas , entre elas, uma cerimónia evocativa da efeméride e a inauguração do conjunto escultórico “Peço a Palavra”. Reveja aqui os momentos altos de um dia marcado pela emoção.

A compositora e cantora brasileira Adriana Calcanhotto vai dar dois workshops na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O primeiro acontece já no dia 23 de abril, pelas 14h00, e tem como tema “A Mulher do Pau Brasil”. O segundo realiza-se a 17 de maio, também às 14h00, sob o tema “Música de Intervenção”. Ambos são de entrada livre, limitados à lotação do espaço.

A Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) volta este ano a promover o concurso amador de fotografia digital, que mobilizar a comunidade universitária para o tema do desenvolvimento sustentável e as suas ligações com a energia. As participações devem ser enviadas até 6 de maio.

Investigação
Especialistas de oito países (Alemanha, Estónia, França, Noruega, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suécia) criaram um programa de formação que visa uniformizar a avaliação de competências de profissionais que empregam explosivos no desmonte de maciços rochosos em toda a Europa. O trabalho conta com a participação de José Carlos Góis, investigador do Laboratório de Energética e Detónica da FCTUC, o único laboratório nacional de investigação e desenvolvimento a trabalhar com produtos explosivos.
E ainda...

No âmbito da programação dos 50 anos da crise Académica de 69, não perca hoje, pelas 21h30, o espetáculo “Revoluções”, que vai cruzar coreografia, instalação, imagem e música no Convento São Francisco.

No sábado, às 16h00, há a recriação da Final da Taça de Portugal de 1969 no jogo de futebol Académica - Mafra, no Estádio Municipal Cidade de Coimbra.

E no próximo dia 23 assista ao lançamento do livro “Peço a Palavra - Coimbra 1969”, de Alberto Martins. A sessão vai ter lugar às 18h30 na Sala 17 de Abril do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

No mesmo dia, às 21h30, o TAGV recebe a Gala comemorativa dos 50 Anos da Crise Académica onde vai ser atribuído o estatuto de associado honorário da AAC aos membros dos órgãos sociais em 1969.

Conheça aqui a programação completa da efeméride.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.

A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu um método que poderá facilitar o diagnóstico precoce de doenças degenerativas. O método aplica-se, por exemplo, a doentes com Parkinson. (RTP 1)

Alunos do secundário com “ligação química” à UC. Trinta e seis alunos participam no arranque da primeira escola pré-universitária de Química do país, a Escola molecular, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. (Diário de Coimbra)

Miguel Castelo Branco, investigador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, alerta para a importância de intervir precocemente no trauma na infância, dado que distúrbios como o stress pós-traumático têm impacto na própria estrutura do cérebro, no qual se pode verificar o atrofiamento do córtex orbitofrontal. (Diário As Beiras)