Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 147

24 de abril 2019

Na próxima sexta-feira, dia 26, celebramos o 10. º aniversário do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra numa sessão que conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A partir das 10h00 é inaugurado o ciclotrão de energia variável que resulta da colaboração com a IBA. Segue-se a apresentação de dois projetos de relevo: Imagem Médica, financiado no âmbito da National Brain Imaging Network em colaboração com o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, e PET Cerebral Alta Resolução, financiado no âmbito do Portugal2020 em colaboração com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) está a promover, através do curso MBA para Executivos, o concurso MBA Challenge. Com duas tipologias distintas, empreendedorismo e intra-empreendedorismo, o concurso “destina-se a pessoas já com alguma experiência profissional que têm ideias de negócio ou novos projetos que gostariam de desenvolver”, explica o coordenador do MBA para Executivos da FEUC, Pedro Torres. As candidaturas estão abertas até 15 de maio.

Até 30 de abril a Sala do Catálogo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebe a exposição bibliográfica “Da biblioteca à Sabedoria: os caminhos do Livro”. A mostra permite revisitar os pontos mais importantes da história do livro, “desde o manuscrito ao final do livro antigo” revela António Maia Amaral, Diretor Adjunto da BGUC e coordenador da exposição.

A 5 de maio, o Centro Cultural D. Dinis promove um almoço evocativo do Dia da Mãe e do Cortejo da Queima das Fitas. O almoço vai ter lugar entre as 12h00 e as 15h00 e conta com uma ementa variada.

Nos dias 26 e 27 de abril vai ter lugar a 17.ª edição do Festival de Tunas Mistas de Coimbra "Oito Badaladas", organizado pela Quantunna – Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Na sexta-feira, às 21h30, a Praça 8 de maio recebe a "Noite de Serenatas à Cidade" e no sábado, às 21h00, o TAGV acolhe a “Noite de Festival” onde vão atuar as várias tunas a concurso.

O prazo para apresentar candidaturas ao Fundo de Apoio Social foi prolongado até 15 de maio de 2019. As candidaturas são feitas online, através do portal "O meu processo" dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). As credenciais de acesso devem ser pedidas ao Núcleo de Bolsas dos SASUC, de forma presencial ou através do endereço de correio eletrónico gabadmin@sas.uc.pt.

Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o workshop de Caligrafia Japonesa, organizado pelo Centro de Línguas da Faculdade de Letras e Embaixada do Japão em Portugal. A iniciativa, gratuita, tem lugar a 8 de maio.

Já é conhecido o cartaz das bandas da Queima das Fitas. De 3 a 10 de maio está de volta a grande festa dos estudantes e pelas noites do parque vão passar vários artistas, tais como, Expensive Soul, Capitão Fausto, Mishlawi e, como já é tradição, Quim Barreiros.

Investigação
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra demonstrou, pela primeira vez, que água não-tratada – proveniente da chuva, de rios ou até do mar – pode ser usada como solvente na produção de polímeros sintéticos por polimerização radicalar por transferência de átomo. Esta descoberta, capaz de revolucionar a produção destas macromoléculas, tornando-a bem mais barata e ecológica, é tema de capa na revista Polymer Chemistry e objeto de destaque na Chemistry World, duas publicações de referência mundial na área da Química de Polímeros.
E ainda...

No âmbito da exposição “Histórias de Expedições Botânicas”, o Museu da Ciência organiza até setembro um ciclo de palestras. Hoje, pelas 17h00, não perca “John Gossweiler: uma vida a percorrer Angola”, por Joaquim Santos.

Um pouco depois, às 18h00, no Rómulo Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Marte vai estar em destaque na palestra “Procura de vida em Marte: passado, presente e futuro”. A sessão vai estar a cargo de Zita Martins, astrobióloga e co-diretora do MIT Portugal.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O extrato de sargaço apresenta um potencial como biofungicida para uso agrícola muito superior ao da alga 'ascophyllum nodosum', "há muito tempo usada pela indústria para este fim", conclui um estudo da Universidade de Coimbra. (Diário de Notícias)

O projeto de ciência-cidadã Cartas da Natureza procura tratar e disponibilizar informação do arquivo do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. A partir dos arquivos já digitalizados, pede-se ajuda a todos . (Público)

Um grupo de cientistas da Universidade de Coimbra, desenvolveu um revestimento que inibe o início da formação da placa bacteriana. (Antena 1)

Portugal, Bélgica e Itália trabalharam juntos num conceito de construção antissísmico inovador. E esta parceria no projeto Freedam — Free From Damage, ou livre de danos, na versão portuguesa, já permitiu criar uma solução pronta a acomodar as deformações impostas pela energia sísmica sem causar danos nas estruturas dos edifícios. (Expresso)