Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 148

2 de maio de 2019

Na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, Paulo Peixoto, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia, toma posse como Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra. A sessão tem lugar pelas 17h00 na Sala do Senado da UC.

Logo depois, às 18h00, realiza-se também na Sala do Senado a cerimónia de descerramento do retrato do Antigo Reitor, João Gabriel Silva.

O Departamento de Matemática recebe amanhã, às 15h00, o colóquio “The Transfer of Mathematics in an age of anxiety”, a cargo de Eduardo L. Ortiz do Imperial College de Londres. A iniciativa é organizada pelo Centro de Matemática da UC e pelo Departamento de Matemática.

De 22 a 24 de maio, Coimbra acolhe o 53.º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Investigação Clínica, organizado por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. “Os Relógios do Metabolismo e Doença” é o tema do encontro cujas inscrições já estão abertas.

A Universidade de Coimbra assinou esta semana um acordo de cooperação, pioneiro a nível nacional, com o Conselho Nacional do Ministério Público do Brasil. O acordo, estabelecido com a UC através da Faculdade de Direito e da Academia Sino-Lusófona, é uma oportunidade de cooperação inovadora que trará novos laços entre os dois países.

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra e a AAC juntaram-se para apoiar Moçambique. Depois da recolha de roupa feita pela Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC, os SASUC encarregam-se da higienização dos mais de 300 Kg de peças doadas.

Hoje, pelas 00h00, o Largo da Sé Velha recebe a Serenata Monumental da Queima das Fitas 2019 que dá início à maior festa dos estudantes. As Noites do Parque arrancam amanhã, no Parque da Canção, e prolongam-se até 10 de maio. Também amanhã realizam-se a Venda da Pasta, com as crianças da Casa de Infância Doutor Elysio de Moura, e o Sarau Académico, no Teatro Académico de Gil Vicente. O programa completo da Queima das Fitas 2019 está disponível aqui.

E ainda...

No sábado, a cantora Anna St. Louis sobe ao palco do TAGV. O concerto intimista começa pelas 21h30 e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Teatro ou na bilheteira online.

Na segunda-feira não pode perder as propostas cinematográficas que o TAGV apresenta. Às 15h00 é exibido “Dumbo”, de Tim Burton; pelas 18h30 é a vez de “Roma”, de Alfonso Cuarón, e à noite, às 21h30, “Diamantino”, da dupla Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/

A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O Instituto de Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade de Coimbra tem a funcionar um equipamento inovador pioneiro a nível mundial. O Ciclotrão de Energia Variável permite diagnosticar melhor os casos de cancro. (RTP)

Investigadores da Universidade de Coimbra descobriram que água não tratada pode ser usada como solvente na produção de polímeros sintéticos, com estrutura controlada, através de polimerização radicalar por transferência de átomo (ATRP). (Diário de Notícias Online)

Cientistas medem isótopo radioativo um bilião de vezes mais velho do que o Universo. "O isótopo em causa é o Xe 124 e o seu tempo de vida média é aproximadamente um bilião (milhão de milhões) de vezes mais velho do que o Universo", afirma a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. (Correio da Manhã Online)

"A Relíquia" é uma viagem pelos museus portugueses à procura de tesouros desconhecidos. Na Universidade de Coimbra, encontramos o espólio dos Descobrimentos, aquilo que os portugueses trouxeram das quatro partes do mundo e também a memória dos nossos primeiros cientistas. (TVI)