Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 149

09 de maio de 2019

A Sala 17 de Abril do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra recebe o 2.º Congresso de Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Coimbra. O evento, organizado pelo CIM Região de Coimbra em parceria com a Universidade de Coimbra, tem como tema “Construindo uma Sociedade mais Resiliente” e acontece a 24 de maio. A participação é gratuita mas requer inscrição até 22 de maio através de formulário online aqui.

A Universidade de Coimbra, em parceria com o Banco Santander, tem para oferecer aos seus estudantes 25 bilhetes para aquele que é considerado o evento mais disruptivo de empreendedorismo realizado em Portugal. Não perca esta oportunidade e candidate-se, até 25 de maio, a ganhar um bilhete para o programa avançado de empreendedorismo “9º Extreme Entrepreneurship Program from idea to a start-up in 15 days”, a decorrer de 14 de julho a 2 de agosto, em Cascais.

No próximo dia 16 de maio, pelas 16h45, é apresentado na Bertrand do Alma Shopping o livro “Automação e Controlo Industrial – Indústria 4.0”, da autoria do docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Norberto Pires. “É um livro sobre inovações científicas e técnicas nesta área”, explica o autor.

De 25 a 27 de setembro, a Figueira da Foz recebe a Conferência Internacional para a Sustentabilidade dos Oceanos - ISOC 2019 (International Sustainable Ocean Conference) dedicada a procurar soluções conjuntas para a sustentabilidade dos oceanos, no âmbito da Economia Azul. Todos os investigadores e académicos interessados e que trabalhem na temática das alterações climáticas podem submeter abstracts até 30 de maio.

Já estão abertas as inscrições para a Creche e Jardim de Infância da Universidade de Coimbra durante o ano letivo 2019/2020. O período de candidatura termina no final do mês e a inscrição está condicionada ao número de vagas disponíveis.

No próximo dia 15 de maio vai ser possível fazer Kayak Polo de forma gratuita, no âmbito da iniciativa Experimenta, programa de atividade física do Gabinete do Desporto da Universidade de Coimbra. As inscrições estão abertas até 14 de maio!

No dia 17 de maio, pelas 20h00, o Centro Cultural D. Dinis promove a primeira edição do Jantar de Degustação Vínica. Um evento que alia o vinho à gastronomia e que dá a oportunidade de provar o que de melhor se produz no nosso país. Mais informação aqui ou na página de facebook dos SASUC.

Investigação
Um estudo liderado pelo Laboratório de Biotecnologia do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra deu mais um passo na complexa tarefa de perceber o que acontece no processo de clonagem in vitro por embriogénese somática (capacidade de obtenção de plantas a partir de embriões que não têm origem na reprodução sexuada, mas sim em células do corpo), de forma a permitir a exploração comercial da técnica. A investigação foi publicada na revista científica Frontiers in Plant Science.
E ainda...

No sábado, pelas 15h00, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra recebe a palestra “Aqui há Grafos!”, a cargo de Marta Pascoal do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A sessão insere-se na iniciativa Tardes de Matemática.

Sábado à noite vamos ficar de cabeça na Lua? A proposta é do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra e promete pôr à vista todo o céu noturno. A entrada é gratuita!

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Novo Provedor do Estudante da UC promete guiar-se pela luz da imparcialidade. Paulo Peixoto salientou que o papel do provedor é fundamental para que os estudantes tenham na Universidade de Coimbra uma ação social eficaz e com capacidade de apoiar os mais desfavorecidos, e uma igualdade a todos os níveis. (Diário As Beiras)

Inov C financia investigação de Coimbra sobre apneia do sono. O projeto contemplado resulta de uma parceria entre o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra e o Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). (Diário de Notícias Online)

Ex-reitor emocionado dedica retrato aos pais. João Gabriel Silva regressou à Sala do Senado para descerrar um retrato seu, pintado por António Bessa, que irá integrar a galeria dos antigos reitores da Universidade de Coimbra. (Diário As Beiras)

Um grupo de cientistas da Universidade de Coimbra desenvolveu um medicamento de libertação prolongada, para o tratamento do glaucoma. (TSF)