Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 150

16 de maio de 2019
No próximo dia 26, a partir das 10h30, realiza-se a cerimónia de Doutoramento Honoris Causa em Medicina de Luis Martí-Bonmatí e André Jan Louis D'Hoore. Proposta pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra a sessão vai ter lugar na Sala dos Grandes Atos e será transmitida em direto em uc.pt.

Amanhã, pelas 12h00, José Pedro Leitão Ferreira toma posse como Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. A cerimónia tem lugar na Sala do Senado da UC.

O Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra recebe, a 24 de maio, o 2.º Congresso de Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Coimbra. O evento, organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com a UC, tem como tema “Construindo uma Sociedade mais Resiliente” e vai contar com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. As inscrições estão abertas até ao dia 22 de maio.

Na próxima segunda-feira assinala-se o Dia Mundial da Abelha. Os investigadores do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra abrem as portas do seu trabalho para mostrar, através de várias atividades, a importância das abelhas. Junte-se à iniciativa na entrada do Edifício de São Bento do Departamento de Ciências da Vida, entre as 10h00 e as 12h30.

Hoje, às 16h00, inaugura no Museu da Ciência a exposição “3 Eclipses”, que irá estar patente até 22 de setembro. A mostra faz parte de uma iniciativa com o mesmo nome que inclui várias atividades, culminando no dia 29 de maio com a celebração do centenário do eclipse solar de 1919 observado e fotografado por um grupo de astrónomos liderado por Arthur Eddington. 

Neste âmbito, às 18h00, o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe a palestra "Como o ALMA ajudou a ver a sombra de um Buraco-Negro" com Hugo Messias, investigador no Observatório ALMA e que colaborou no projeto que revelou a primeira imagem de um buraco negro. A entrada é livre.

No sábado assinala-se o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus. O Museu da Ciência preparou uma programação à altura. Entre as 11h00 e as 19h00 há palestras, apresentação de coleções, visitas guiadas, um concerto, entre outras iniciativas. À noite vai ser possível visitar as exposições, participar em atividades hands on e fazer observações astronómicas. Conheça aqui a programação completa. 

Entre as 20h00 e as 23h00 também vai ser possível visitar a Torre da UC, uma sugestão do Turismo da Universidade de Coimbra (para maiores de 6 anos, limitado a 150 senhas).

No próximo dia 24 de maio vamos continuar a replantar a quinta do Palácio de São Marcos no âmbito da iniciativa UC.Plantas. As inscrições estão abertas até dia 21. Contamos consigo!


Investigação

Um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra demonstrou – em parceria com investigadores da Universidade de Aveiro, da Universidade do Minnesota (Estados Unidos da América) e da Universidade de Oviedo (Espanha) – que regular os processos de reciclagem e controlo de qualidade de células estaminais poderá ter um grande impacto na medicina regenerativa e na luta contra o cancro. O trabalho foi publicado na revista científica Autophagy, uma das mais reconhecidas na área.

Entre 1985 e 2017, a obesidade aumentou mais nas zonas rurais do que nas cidades, revela um estudo internacional sobre as tendências globais do Índice de Massa Corporal, liderado pelo Imperial College London e que conta com a participação da investigadora Cristina Padez, do Centro de Investigação em Antropologia da Saúde da FCTUC. O trabalho foi publicado esta semana na prestigiada revista Nature. 

UC Open Science

Inauguramos hoje na UC Global um espaço que, mensalmente, dará conta dos mais relevantes temas relacionados com a Ciência Aberta, e não podíamos arrancar de melhor forma!

A Imprensa da Universidade de Coimbra tornou-se a editora lusófona com mais livros indexados no Directory of Open Access Books (DOAB na sigla original; Diretório de Livros em Acesso Aberto, numa tradução livre). O patamar atingido - com 250 obras indexadas neste diretório de referência internacional – é mais um “selo de qualidade” do trabalho desenvolvido pela IUC, sublinha o Diretor da Imprensa e Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

Tudo sobre a UC Open Science em uc.pt/openscience.

E ainda...

As neurociências cognitivas, gestão e ecologia são os temas em destaque em mais uma edição do PubhD Coimbra. Hoje, pelas 22h00, três investigadores doutorandos apresentam o seu trabalho científico no bar Aqui Base Tango.

Os The Gift sobem amanhã, às 21h30, ao palco do TAGV para o último concerto da tour Primavera/Verão. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Teatro e na bol.

Trabalhar na UC

Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/

A UC foi notícia (A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada) 

UC acolhe final nacional das Olimpíadas de Astronomia. A final nacional vai seleccionar os quatro alunos que constituirão a equipa portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica, que vão decorrer na Hungria entre 2 e 10 de Agosto. (Diário de Coimbra)

Investigadores e operacionais realizaram ensaios com fogo na Serra da Lousã. Diferentes ensaios de campo para estudar o comportamento do fogo mobilizaram esta quarta-feira dezenas de investigadores e operacionais, na Serra da Lousã, no concelho de Castanheira de Pêra, sob a coordenação do cientista Xavier Viegas. (Observador)

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a realizar um estudo para identificar causas e consequências dos acidentes com engenhos explosivos registados nos últimos 20 anos em Portugal. (DN Online)

Um grupo de cientistas da Universidade de Coimbra está a desenvolver soluções, para melhorar o comportamento dos edifícios durante um sismo. Declarações do investigador Luís Simões da Silva. (Antena 1)