Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 151

23 de maio de 2019

Sob o mote “O Futuro da UC nas Nossas Mãos”, a nova Equipa Reitoral abre à comunidade a discussão sobre o processo de planeamento estratégico para o quadriénio 2019-2023.

Nos próximos meses, serão dinamizadas sessões de reflexão alargadas, com docentes e investigadores, pessoal técnico, unidades de I&D, estudantes, alumni, entidades externas e parceiros estratégicos locais, nacionais e internacionais. O objetivo é integrar o máximo de contributos possível e, assim, enriquecer a estratégia da Universidade para os próximos anos. “Para conseguir um Plano Estratégico eficaz e eficiente, temos de ter a colaboração de toda a comunidade académica. Todas as contribuições são muito úteis”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão, apelando à mobilização da comunidade para a discussão de um documento que permita colocar a “Universidade no topo”.

Hoje, a partir das 15h00, decorre no Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra, a cerimónia de entrega de prémios da 10.ª edição do concurso Arrisca C. Promovido por um conjunto de 15 parceiros liderados pela Universidade de Coimbra, o concurso de ideias e planos de negócio Arrisca C é um dos mais ambiciosos programas nacionais na área do empreendedorismo e inovação. Concorrem a esta 10.ª edição, que vai atribuir mais de 150 mil euros em prémios, 101 projetos.

No domingo, dia 26 de maio, a Universidade de Coimbra terá dois novos Doutores Honoris Causa. Os médicos e professores universitários Luis Martí-Bonmatí e André Jan Louis D'Hoore vão receber a distinção numa cerimónia com início às 10h30, na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos), com transmissão em direto em uc.pt. Júlio de Leite (André D'Hoore) e Filipe Caseiro Alves (Luis Martí-Bonmatí) serão os Padrinhos, estando as apresentações a cargo de Carlos Robalo Cordeiro (Padrinhos) e José Guilherme Tralhão (Homenageados), Professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) que propôs a atribuição dos dois Doutoramentos Honoris Causa.

No dia 27, os mais recentes Doutores Honoris Causa vão proferir duas conferências na FMUC, no âmbito de uma sessão científica que inclui a assinatura de cinco protocolos e a entrega da Medalha de Ouro da Faculdade ao Professor Catedrático Jubilado Manuel Antunes. O evento decorre entre as 10h00 e as 13h00, no Auditório da Subunidade 3 do Polo das Ciências da Saúde (Polo III).

Roberto Fainstein, investigador do Centro de Geociências do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, acaba de receber o “Certificado de Ouro” da Society of Exploration Geophysicists, a maior sociedade de Geofísica Aplicada do mundo, com sede nos Estados Unidos da América. “É o reconhecimento de 50 anos de carreira”, destaca o especialista em geofísica marinha em águas profundas.

Como os exames estão à porta e com eles vem o aumento da ansiedade e do stress, esta pode ser uma boa ocasião para experimentar, de forma gratuita, uma aula de yoga e aprender técnicas para rentabilizar as horas de estudo. Aberta a toda a comunidade universitária, a iniciativa “YOGA nos EXAMES UC” realiza-se às 18h00 da próxima quarta-feira, dia 29, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Na sessão, os professores do Áshrama Yoga Coimbra propõem trabalhar técnicas para ajudar a tornar a aprendizagem e a memorização mais fáceis.

Também já está próxima a celebração da Bênção das Pastas. No dia 2 de junho, o Restaurante Universitário Colégio de Jesus estará aberto, no período de almoço, entre as 12h e as 15h, para prestar apoio alimentar à comunidade universitária. Pode reservar lugar por telefone (936 439 395) ou via mensagem privada, na página de Facebook dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

Investigação
Um projeto europeu para aumentar a eficiência na produção de energia eólica, liderado por Carlos Rebelo, docente e investigador do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, está a desenvolver torres para instalar turbinas dez vezes mais potentes do que as atuais, triplicando a sua produção de energia.

E ainda...

No dia 27, o Cinema às Segundas, do Teatro Académico de Gil Vicente, foca-se na obra do cineasta alemão Win Wenders. Em exibição estarão os clássicos Paris, Texas, As Asas do Desejo e Buena Vista Social Club.

Dois dias depois, na quarta-feira, às 21h30, é a vez de subir ao palco do TAGV O Pior Espetáculo do Mundo. Em cena estarão Carlos M. Cunha, César Mourão e Gustavo Miranda, para mais uma noite de improvisação e humor.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.
 
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Estudantes de Xangai vão aprender português em Coimbra. Os alunos da Universidade de Fudan, em Xangai, vão poder frequentar cursos intensivos de verão de língua portuguesa na Universidade de Coimbra, após a assinatura de acordos entre as duas instituições. (Diário de Notícias Online)

Investigadores da Universidade de Coimbra demonstraram que regular os processos de reciclagem e controlo de qualidade de células estaminais poderá ter um grande impacto na medicina regenerativa e na luta contra o cancro. (TSF Online)

Investigadores da Universidade de Coimbra estão a desenvolver um estudo que vai permitir fazer um diagnóstico precoce de apneia do sono. A doença, se não for tratada, aumenta o risco de diabetes, demência e doenças cardiovasculares. O kit de diagnóstico poderá ser uma realidade dentro de dois a três anos. (RTP)

Prestes a deixar a liderança da Faculdade, José Pedro Paiva realça a profunda transformação da oferta formativa, que permitiu criar uma oferta inovadora e única no país. (Diário de Coimbra)