Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 152

30 de maio de 2019

Duas equipas de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) foram distinguidas nos Janssen Neuroscience RWE Awards 2019 que premeiam trabalhos científicos na área clínica da psicose. Os estudos “Biomarcadores de neuroimagem em fases iniciais da doença mental grave - esquizofrenia e doença bipolar” e “Treatment-resistant schizophrenia: clinical outcomes & predictors of response to clozapine”, desenvolvidos por equipas do Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT), do Instituto de Psicologia Médica (Faculdade de Medicina da UC) e do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, conquistaram os 1.º e 2.º Prémios na categoria ‘Séries Clínicas’.

Estão prestes a começar as sessões de reflexão alargada sobre o Planeamento Estratégico da UC para o quadriénio 2019-2023, abertas à comunidade universitária, sob o mote “O Futuro da UC nas Nossas Mãos”. A primeira iniciativa, destinada a docentes e investigadores, realiza-se na próxima terça-feira, dia 4 de junho, e já foram agendadas as sessões com os representantes dos estudantes (19 de junho) e dos estudantes internacionais (18 de junho).

Até 9 de junho, decorrem as candidaturas ao programa PhD Translational Fellowship. Esta iniciativa é patrocinada pela rede EIT Health, de que a UC é parceira, e aberta a todos os alunos de doutoramento que procurem capacitação complementar em empreendedorismo e biodesign para desenvolverem soluções inovadoras na área da saúde.

Estão abertas, até 15 de junho, as candidaturas à Universidade de Verão da UC. Durante uma semana, estudantes do ensino secundário vão poder experienciar uma série de atividades pedagógicas e culturais nas quais damos a conhecer o que de melhor fazemos na nossa instituição e na nossa cidade.

A partir de amanhã e até 10 de junho, tem lugar, no Parque Dr. Manuel Braga, mais uma edição da Feira Cultural de Coimbra. A Universidade de Coimbra estará presente, através do stand da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da qual a UC é um dos membros fundadores. Venha fazer-nos uma visita.

É já este sábado que a Color Run volta a Coimbra. A UC é parceira do evento, oferecendo bilhetes em condições especiais a toda a comunidade universitária.

18 anos depois, o Rally de Portugal está de regresso à Região Centro do País e a Universidade de Coimbra é hoje e amanhã de manhã o placo onde tudo se passa. A cerimónia inaugural da prova do Campeonato Mundial de Ralis decorre esta tarde, a partir das 19h00, no Largo de D. Dinis.

Investigação

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, coordenada por Pedro Neto, desenvolveu um sistema de geração automática de programas de robô para a fabricação de peças de metal de geometria complexa pelos processos de manufatura aditiva (vulgarmente designada impressão 3D). Este sistema foi criado no âmbito do INTEGRADDE (Intelligent data-driven pipeline for the manufacturing of certified metal parts through Direct Energy Deposition process), um mega projeto europeu que recebeu um financiamento de 16 milhões de euros do programa Horizonte 2020 da União Europeia.

E ainda...

O Teatro Académico de Gil Vicente recebe, até 11 de junho, mais uma Mostra de Teatro Universitário. Hoje, sobe ao palco, “Alba. E nela é que espelhou o céu”, do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC). Dia 5, é a vez de “De lá para cá: cantando e andando”, pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC).

Trabalhar na UC

Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/

A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O projeto de desenvolvimento de um medicamento inovador para combater a osteoartrose venceu a 10.ª edição do Concurso de Ideias e Planos de Negócio Arrisca C 2018, um dos maiores programas nacionais de empreendedorismo e inovação. (TSF Online)

Um grupo de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu uma camisola capaz de monitorizar pacientes com doença pulmonar obstrutiva. (Antena 1 - 90 Segundos de Ciência)

Manuel Antunes regressa à Faculdade de Medicina. Cirurgião nunca se conformou com a reforma e no dia em que foi homenageado anunciou o seu regresso para coordenar mestrados e doutoramentos. (Diário de Coimbra)

A percentagem de incêndios florestais associados ao uso de artigos pirotécnicos "é muito reduzida", conclui um estudo realizado pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra. (RTP Online)