Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 153

6 de junho de 2019

No próximo dia 11, a partir das 15h30, tem lugar a Conferência Inaugural da Academia Sino-Lusófona. O Colégio da Trindade vai acolher a sessão solene que contará com a presença do Antigo Presidente da República de Moçambique e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, Joaquim Chissano. Rui de Figueiredo Marcos, Diretor da Academia Sino-Lusófona, e Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, também intervêm na conferência que conta ainda com a atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Do evento faz ainda parte o descerramento da placa comemorativa da efeméride, após intervenção do Embaixador da China em Portugal, Cai Run.

O ensino, a investigação e inovação, a internacionalização ou os desafios societais foram os temas de pilar de missão da primeira sessão de reflexão “O Futuro da UC nas Nossas Mãos”. Cerca de 100 docentes reuniram-se no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra com vista a debater e a apresentar ideias para o futuro da Universidade. Estão já agendadas as sessões com os representantes dos estudantes (19 de junho) e dos estudantes internacionais (18 de junho).

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra foi ontem palco de uma ação simbólica de plantação de árvores promovida pela Embaixada da Índia em Portugal como forma de assinalar o Dia Mundial do Ambiente e o 150.º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi. A Embaixadora da Índia em Portugal, K. Nandini Singla, Delfim Leão, Vice-Reitor da UC, e Domingos Xavier Viegas, Professor Catedrático da FCTUC, juntaram-se a vários estudantes e investigadores da UC originários da Índia numa manhã onde a preservação do ambiente foi protagonista.

Já é conhecido o programa de mais uma edição do Sons da Cidade. De 21 a 23 de junho, a iniciativa que celebra a inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na Lista do Património Mundial da UNESCO faz uma proposta artística ancorada na reflexão em torno da Liberdade, quando comemoramos os 45 anos da revolução de 25 de abril de 1974 e os 50 anos da crise académica de 1969. Concertos, tertúlias, visitas guiadas, espetáculos de comédia e performances são muitas das atividades que, durante três dias, prometem animar toda a cidade.

Um projeto experimental inovador sobre tipografia reativa – letras que reagem e representam o som – desenvolvido por João Couceiro e Castro, no âmbito da dissertação de Mestrado em Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, fez furor na Rússia e arrecadou um dos nove prémios do Festival Internacional de Moscovo Typomania.

Relembramos que estão abertas, até 15 de junho, as candidaturas à Universidade de Verão da UC. Durante uma semana, estudantes do ensino secundário vão poder experienciar uma série de atividades pedagógicas e culturais nas quais podem conhecer o que de melhor fazemos na nossa instituição e na nossa cidade.

Até ao final do mês de julho, a Sala B do complexo central de cantinas (“Grelhados”) dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra está aberta 24 horas por dia como sala de estudo. Desejamos aos nossos estudantes uma excelente época de exames. Boa sorte!

Investigação
O uso combinado de informação obtida através de imagens fornecidas pelo programa europeu de satélites de observação da Terra Copernicus e por drones é eficaz na deteção precoce de pragas florestais, especialmente do nemátode da madeira do pinheiro, segundo indicam os primeiros resultados do projeto europeu FOCUS, liderado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O trabalho conta com um financiamento de 1,9 milhões de euros da União Europeia, através do programa Horizonte 2020.
E ainda...

Hoje, pelas 18h00, o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe o lançamento do livro "Empreendipédia - Dicionário de Educação para o Empreendedorismo", publicado pela Gradiva. A apresentação do livro está a cargo de Carlos Fiolhais, Sara Trindade da Universidade de Coimbra e João Relvão Caetano da Universidade Aberta. A entrada é livre.

No âmbito da Mostra de Teatro Universitário não perca hoje, às 18h30 no Colégio das Artes, a apresentação pública da oficina “O Corpo em Estado de Presença e Escuta”, de Júnior Lima. E amanhã, às 21h30 no TAGV, “Stabat Mater”, uma produção do TEUC com encenação de Ana Teresa Santos.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.
 
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Um grupo de investigação da Universidade de Coimbra colabora num projeto internacional para detetar a matéria escura, uma parte substancial da matéria do universo mas que ainda ninguém conseguiu observar de forma direta. (Antena 1)

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a desenvolver um sistema tecnológico para aplicação em pavimentos de aeroportos e aeródromos que acaba de conquistar o 2.º lugar no concurso Portugal Air Summit 2019. (Diário de Coimbra)

Duas equipas de investigadores da Universidade de Coimbra foram distinguidas nos Janssen Neuroscience RWE Awards 2019, que premeiam trabalhos científicos na área clínica da psicose. (Diário As Beiras)

Cerca de 73% do financiamento público na área da habitação, entre 1987 e 2011, destinou-se à bonificação de juros do crédito à habitação e apenas 2% à habitação pública, concluiu investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. (SIC Notícias Online)