Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 154

13 de junho de 2019

A reflexão alargada sobre o Planeamento Estratégico da UC para o quadriénio 2019-2023, sob o mote “O Futuro da UC nas Nossas Mãos”, tem, na próxima semana, mais dois momentos altos, nos quais serão recolhidos os contributos dos estudantes internacionais, a 18 de junho, e dos estudantes, a 19 de junho. A sessão dirigida ao pessoal técnico realiza-se a 25 de junho e já só tem até amanhã para fazer a inscrição aqui.

A Universidade de Coimbra, o Santander Universidades, o Centro Internacional Santander Emprendimiento e o Instituto Pedro Nunes realizam amanhã, às 14h00, a cerimónia de divulgação dos vencedores do programa Explorer, no auditório da Aceleradora do IPN. Na sessão vão ser apresentados os resultados da edição 2019 do programa Explorer, os vencedores das categorias Explorer Space, Woman Explorer Award e Disruptive Technology Award, e anunciado qual o empreendedor premiado com uma viagem a Silicon Valley.

A partir de amanhã e até dia 16 de junho, o Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra acolhe a primeira edição do Congresso Sino-Português de Medicina Tradicional Chinesa. O congresso é composto por um Simpósio (14 a 15 de junho) e por Oficinas Especiais (no dia 16) com enfoque na Pesquisa em Fitoterapia Chinesa e na Acupuntura de Pesquisa, além de alguns tópicos práticos da Medicina Chinesa.

Nos próximos dias 18 e 19 de junho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra acolhe um encontro internacional sobre paleoclimatologia, a ciência que estuda o registo das alterações do clima ao longo do tempo. O grande objetivo do encontro é mostrar como as mudanças climáticas do passado são uma peça-chave para melhorar a compreensão da dinâmica do clima no presente e no futuro próximo do planeta.

No momento em que se comemoram os seis anos da classificação da “Universidade de Coimbra - Alta e Sofia” como Património Mundial da UNESCO, o Museu da Ciência da UC mostra aos seus visitantes o trabalho que acontece nos seus bastidores. As visitas “O que há para lá das vitrines” vão ter lugar entre os dias 18 e 22 de junho e requerem inscrição prévia. Saiba mais aqui.

Amanhã, o Centro Cultural D. Dinis promove a primeira edição do Café Dançante que tem como tema “ritmos e aromas do Brasil”. A partir das 21h00, a música e a alegria contagiantes do Brasil vão inundar o centro cultural D Dinis. A entrada é gratuita!

Faltam poucos dias para encerrarem as inscrições na Universidade de Verão! Durante uma semana, de 21 a 26 de julho, várias centenas de estudantes do ensino secundário de todo o país vão viver uma experiência única na Universidade de Coimbra. Para além das atividades relacionadas com a oferta formativa, a Universidade dá-se a conhecer através de iniciativas lúdicas, culturais e desportivas. As candidaturas decorrem até este sábado.

UC Open Science

A Coleção de Mapas Nabais Conde – adquirida, em 2005, pela Biblioteca Geral a Carlos Alberto Nabais Conde, professor e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – é um dos mais notáveis e completos conjuntos de mapas históricos portugueses. Os cerca de 1200 exemplares, já digitalizados, estão a ser integrados na AlmaMater, Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, e poderão ser consultados por todos.

Tudo sobre a UC Open Science em uc.pt/openscience.

E ainda...

Hoje, às 18h00, o Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe a sessão de apresentação do livro “O Eclipse de Einstein: entre Lisboa, Londres, Sobral e o Príncipe = Einstein’s Eclipse: From Lisbon and London to Sobral and the Island of Principe”, da autoria de Nuno Crato e Luís Tirapicos.

O Museu Nacional Machado de Castro vai ser palco de mais um concerto já neste sábado pelas 18h00. Desta vez, as harpistas Beatriz Cortesão e Joana Ribeiro trazem a música ao museu no âmbito do RioHarpFestival.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.
 
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Um elo de ligação entre a China e a lusofonia. É o que pretende ser a Universidade de Coimbra, tendo criado, para esse efeito, a Academia Sino-Lusófona, lançada oficialmente pelo antigo presidente da República de Moçambique Joaquim Chissano, e que promete lançar pós-graduações e projetos de investigação. (Jornal de Notícias)

Um grupo de investigação da Universidade de Coimbra está a desenvolver processos de simulação em impressão 3D, de forma a reduzir o tempo de desenvolvimento de protótipos. (Antena 1 - 90 Segundos de Ciência)

Projeto de tipografia reativa desenvolvido em Coimbra foi distinguido na Rússia. O sistema desenvolvido por um jovem investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) “representa visualmente a expressividade do discurso humano através da manipulação da letra”. (Expresso Online)

O bairro onde vivemos influencia o peso dos filhos. A investigação, coordenada pelo Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), conclui que há uma organização urbana que parece "proteger" as crianças do excesso de peso: bairros mais recentes, com espaços verdes e menos carros nas ruas. (TSF -Notícias)