Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 155

19 de junho de 2019

A Universidade de Coimbra é a melhor instituição portuguesa na captação de estudantes internacionais no ranking mundial QS (Quacquarelli Symonds). Na classificação geral, a UC subiu uma posição, mantendo-se entre as 500 melhores do mundo.

Já são conhecidos os nomes dos Diretores das Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação (UECAF's) da UC. Tomaram hoje posse a Diretora do Arquivo, Cristina Freitas, o Diretor do Centro de Documentação 25 de abril, Rui Bebiano, o Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente, Fernando Matos Oliveira, e o Diretor da Biblioteca das Ciências da Saúde, Manuel Santos Rosa. A direção das outras UECAF's, à exeção da Biblioteca Geral que terá como Diretor João Gouveia Monteiro, será assumida por elementos da equipa reitoral. Delfim Leão, atual diretor da Imprensa e Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, permanece no cargo. Luís Simões da Silva, Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo, passará a dirigir o Museu da Ciência e o Jardim Botânico. António Figueiredo, Vice-Reitor para a Qualidade e Desporto, ficará à frente da direção do Estádio Universitário.

A elite mundial da ciência polar vai reunir-se em Coimbra para debater o efeito das alterações climáticas na vida da Antártida. São 27 cientistas vindos de 12 países que, de 24 a 27 de junho, vão discutir sobre o tipo de respostas dos animais às alterações climáticas, as mudanças no oceano Antártico no que respeita à vida dos animais marinhos, a adaptação e resiliência de espécies às alterações climáticas e o impacto da poluição na Antártida, entre outros assuntos.

De 26 a 29 de junho, a Faculdade de Letras acolhe o congresso internacional “Celtic Conference in Classics – Coimbra 2019”. O evento conjuga mais de 300 comunicações, agregadas em mais de 20 painéis temáticos, proferidas por conferencistas de todo o mundo e será um dos maiores eventos na área dos Estudos Clássicos alguma vez realizado em Portugal.

Carlos Reis, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é o vencedor da 15.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço. O prémio distingue personalidades e instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

A Creche e o Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra celebram 45 anos de existência e convidam todos para a festa, no dia 26 de junho às 20h30, no Teatro Académico de Gil Vicente. O evento é solidário e a receita reverte a favor da DOCE - Associação Nacional para divulgar e combater a Tay-Sachs e outras gangliosidoses.

O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra vai ser palco da peça de teatro “A Fórmula de Deus”, apresentada pelo grupo Fatias de Cá. A peça, baseada no livro de José Rodrigues dos Santos, apresenta-se nos próximos quatro sábados (22 e 29 de junho, 6 e 13 de julho), sempre às 16h16, e as reservas devem ser feitas para reservas@fatiasdeca.net.

Nos próximos dias, o TAGV recebe, como espaço de residência, acolhimento ou coprodução, três momentos de performance, dois deles em estreia absoluta. O Teatro intensifica, assim, a sua programação na área da performance, dando espaço mensalmente à apresentação de novos criadores. Hoje, às 21h30, não perca “Rúptil | na Era dos Castigos Incorpóreos”, de Flávio Rodrigues.

A COTEC Portugal promove o 16th COTEC Innovation Summit: Leading 4.0, Highway to Manufacture Value with People and Intelligent Machines, no dia 8 de julho, em Vila Nova de Famalicão. O programa, aberto à comunidade da UC, inclui nove sessões com mais de 35 oradores que vão discutir as principais tendências da inovação tecnológica na era 4.0.

Investigação

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra integra um consórcio nacional que conquistou um financiamento de 800 mil euros para desenvolver uma plataforma inovadora de simulação e visualização 3D, para o planeamento de cirurgias faciais e tratamentos ortodôntico-cirúrgicos.
E ainda...

Na sexta-feira arranca mais uma edição do Sons da Cidade, o programa que celebra a inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na Lista do Património Mundial da UNESCO. Até domingo há muito para ver, desde concertos, tertúlias, visitas guiadas, espetáculos de comédia e performances. O difícil vai ser escolher, por isso, não perca nada e saiba toda a programação na página de Facebook da iniciativa, aqui.

Também na sexta-feira as festas dos santos populares invadem o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra na “Noite dos Elementos”. A partir das 21h00 há exposições, observações noturnas, degustações, atividades hands-on e a peça de teatro “Kassandra”, de Carlos Martins de Jesus. Não perca!

No dia 28 de junho, pelas 20h00, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra promovem um Buffet Junino na Cantina Químicas que celebra a época dos santos populares.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.
 
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Um novo software para robôs colaborativos KUKA (“um dos líderes mundiais de robótica”), desenvolvido na Universidade de Coimbra, já está a ser utilizado em empresas e universidades de todo o mundo. (Público Online)

Aplicação Fastival vence prémio maior do Explorer. Cinco meses depois, as ideias transformaram-se em projectos e os melhores do programa Explorer Universidade de Coimbra estiveram em destaque. (Diário de Coimbra)

O projeto europeu Foie Gras, coordenado por um investigador português, pretende encontrar um método de diagnóstico e tratamento para o fígado gordo. Um problema de saúde grave que só se manifesta quando já é tarde demais. (Visão)

Um grupo de investigação da Universidade de Coimbra está a usar imagens de satélite e drones, para detetar a doença da murchidão do pinheiro em vastas áreas de floresta. (Antena 1)