Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 156

27 de junho de 2019

A Comissão de Investigação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra organiza, no próximo dia 3 de julho, a partir das 9h30, a conferência “O quê? Onde e Quando? Quem e Como? Porquê e Para quê? Sete perguntas sobre investigação e universidade”. A sessão vai contar com várias intervenções de relevo, entre elas, a do Secretário-Geral da Associação Europeia de Universidades de Investigação, Kurt Deketelaere, e a do Representante da Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Fabrice Andrione.

Decorre amanhã e sábado, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a conferência “Envelhecimento: modelos, mecanismos e terapias”. O evento conta com a presença de diversos cientistas de renome internacional que vão apresentar novas abordagens para modelar, prevenir e tratar doenças decorrentes do envelhecimento.

No dia 2 de julho, o Colégio da Trindade vai ser palco da conferência “Women’s Health Forum: pushing boundaries through leadership”, organizada pelo Consórcio Coimbra Health. A iniciativa propõe discutir, no âmbito da saúde global, a importância da liderança da mulher em saúde e refletir sobre as questões ligadas à saúde materna e aos direitos reprodutivos e sexuais da mulher em populações vulneráveis. As inscrições ainda estão abertas!

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, vai estar na Universidade de Coimbra para a apresentação do livro “Pena de Morte. 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal”. A sessão realiza-se a 1 de julho, pelas 11h00, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

A terceira edição da Académica Start UC - Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo está a chegar ao fim. A Gala Final do projeto acontece a 28 de junho, em Cernache, pelas 19h30.

O Auditório da Reitoria recebeu a quarta sessão de reflexão do Plano Estratégico da Universidade de Coimbra para o próximo quadriénio, desta vez dedicada ao pessoal técnico da UC. Pessoas, Qualidade, Instalações, Financiamento e Comunicação foram os cinco eixos de ação debatidos pelos mais de 170 participantes naquela que foi a maior sessão do processo de auscultação em curso.

A 24 de junho de 2019 realizou-se a segunda reunião plenária do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) deste ano na qual foi aprovado o Relatório de Gestão e Contas de 2018 e iniciado o debate em torno do Plano Estratégico da UC 2019-2023 bem como do Orçamento para o próximo ano. Durante a reunião foi também aprovado um voto de pesar pela morte de Fernando Lopes da Silva e lançado o processo de cooptação do membro que o vai substituir no CG/UC.

Já reparou que a Universidade de Coimbra tem uma nova logomarca? O manual de identidade visual e os ficheiros das diferentes aplicações estão disponíveis aqui.

Investigação
Um consórcio de vários grupos de investigação da Universidade de Coimbra foi premiado pela Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes com um financiamento de 100 mil euros para um projeto que visa estudar novos marcadores das complicações da diabetes.

E ainda...

Hoje, às 21h00, não perca no TAGV “O Desenho como Potência”, de Vanda Madureira. Trata-se de um espetáculo dividido em três momentos: instalação vídeo, performance e uma conversa. A entrada é gratuita.

Amanhã à noite junte-se ao Buffet Junino organizado pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra! As inscrições terminam hoje.

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/.
 
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O Reitor da Universidade de Coimbra considerou o Laboratório de Percepção e Reconhecimento de Objectos e Acções (Proaction Lab) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação «um bom exemplo do que a Universidade de Coimbra tem de fazer e replicar». (Diário de Coimbra)

No interior da Serra da Lousã, investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram proteções que deitam água sempre que são detetados incêndios. Estas proteções podem ser usadas, por exemplo, em cercas de habitações ou nas próprias habitações para combater os incêndios. (SIC Notícias)

Cientistas de vários países que estudam a Antártida querem enviar, no final de uma reunião internacional que começou esta segunda-feira em Coimbra, uma "mensagem muito forte" aos líderes políticos para uma reação imediata global às alterações climáticas. (Expresso Online)

Portugueses desenvolvem plataforma de simulação 3D para cirurgias faciais. Denominado "ARTHUR - 3D Dentofacial Surgery Full Planning", o projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra está a desenvolver uma plataforma inovadora para o planeamento de cirurgias faciais e tratamentos ortodôntico-cirúrgicos. (Notícias ao Minuto)