Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 158

11 de julho de 2019
Começámos esta semana com ótimas notícias: o Museu Nacional Machado de Castro foi integrado na área classificada pela UNESCO como Património Mundial do Bem Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. A aprovação foi conhecida no domingo do decurso da 43.ª Sessão do Comité do Património Mundial em Baku, no Azerbaijão.

Na próxima segunda-feira, dia 15 de julho, assinalamos um ano após os Jogos Europeus Universitários! A partir das 11h00, junte-se a nós no Estádio Universitário de Coimbra para relembrar o êxito do maior evento polidesportivo alguma vez realizado em Portugal.

Decorreu esta manhã a sessão de reflexão “O futuro da UC nas nossas mãos” dedicada às Unidades de I&D, a última deste ciclo de auscultação e recolha de contributos junto da comunidade académica. Ao longo de 5 sessões, cerca de 500 participantes (entre docentes, investigadores, estudantes nacionais e internacionais, corpo técnico e unidades de I&D) geraram mais de 600 ideias que serão agora trabalhadas no âmbito do processo de planeamento estratégico 2019-2023. Em setembro as sessões estarão de volta, na perspetiva das partes interessadas externas, com sessões dedicadas à inovação e empreendedorismo, a empresas e empregadores ou à análise prospetiva e de cenários. Acompanhe todo o processo em www.uc.pt/planeamento.

Cerca de 600 jovens empreendedores dos mais de 50 centros Explorer espalhados entre Portugal, Espanha e Argentina, estiveram em Coimbra para o maior evento de empreendedorismo jovem, o Explorer Day 2019. Realizada pela primeira vez em Portugal, esta edição teve como vencedor o espanhol Andrés Moreno, do UCLM Space.

António Portugal e Luísa Durães, docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foram nomeados, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, delegados por Portugal para integrar o Comité de Gestão da Ação COST AERoGELS. Esta Ação COST, que junta cientistas de 40 países, visa reunir o conhecimento gerado na investigação científica e tecnologia dos aerogéis, por parte da academia e da indústria.

No dia 16 de julho, o restaurante universitário do Polo III acolhe a segunda lição da iniciativa “Nas cozinhas SASUC… a UC com as mãos na massa”, ministrada pelo Professor Carlos Cavaleiro, da Faculdade de Farmácia, que vai ensinar os participantes a confecionar cabrito à regional, o prato principal do almoço.

Investigação

Um estudo coordenado por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra demonstrou de que forma a limpeza de colesterol em excesso presente no cérebro pode ter impacto na terapia de ataxias espinocerebelosas, como a doença de Machado-Joseph. O estudo foi publicado na conceituada revista científica Acta Neuropathologica.

E ainda...

O Museu Nacional de Machado de Castro inaugura amanhã, às 18h00, a exposição “Josefa d'Óbidos - Luz e Sombra”, no âmbito da rubrica 'Tesouros Partilhados'. A mostra vai estar patente até 29 de setembro.

Na noite de dia 18, às 22h00, a poesia vai invadir o Café TAGV com a iniciativa declAMAR Poesia, evento dinamizado por um coletivo de cinco leitores de poesia. Há microfone aberto ao público para quem quiser ler poemas próprios ou alheios. 

Trabalhar na UC

Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/. A UC foi notícia (A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada) 

O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, também foi incluído na lista da UNESCO. A Universidade de Coimbra, a Alta e a Rua da Sofia foram classificadas como Património Mundial há 6 anos. Uma área protegida que agora é alargada também ao Museu. (SIC)

Investigadores da FCTUC criaram um programa informático que "reconhece a diferença entre músicas alegres e tristes, tensas e melancólicas" e que "pode vir a ser aplicado em diversas indústrias". (Observador)

Na Universidade de Coimbra, um grupo de investigadores está a tentar perceber se as comunidades aquáticas de alguns rios e ribeiros portugueses, já estão a ser afetadas pelas alterações climáticas. (Antena 1)

A União Europeia atribuiu 3,5 milhões de euros a um projeto que procura soluções para reduzir os impactos dos pesticidas, que está a ser desenvolvido por um consórcio de cientistas, empresários e agricultores de seis países. (TSF)