Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 159

18 de julho de 2019
O consórcio Coimbra Health - constituído pela Universidade de Coimbra e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - organiza, de 9 a 13 de setembro, a primeira M8 Alliance Summer School for Global Health. Durante cinco dias, os participantes vão abordar de forma interdisciplinar questões de saúde global. As inscrições estão abertas até 5 de agosto e são gratuitas para instituições parceiras da M8 Alliance. Mais informações aqui.

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra atribuiu a Inês Nascimento Rodrigues o Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa. A 11.ª edição galardoou o trabalho “Espectros de Batepá. Memórias e narrativas do «Massacre de 1953» em São Tomé e Príncipe”.

23 estudantes de mais de 20 países europeus, desde Espanha à Rússia, passando pela Dinamarca, Polónia, Ucrânia, Itália e Croácia, entre outros, vão participar, entre 20 e 31 de julho, no curso de verão do BEST Coimbra, que vai decorrer no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O Jardim Botânico e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra promovem amanhã o ateliê e a visita-guiada “Astronauta por um dia”, uma iniciativa evocativa do 50.º aniversário da chegada do Homem à Lua, dirigida a estudantes do 1.º ciclo (3.º e 4.º ano de escolaridade). A iniciativa, gratuita, tem lugares limitados e inscrição obrigatória.

Investigação

A falta de tempo e de dinheiro são duas grandes barreiras para a prática de desporto em crianças com idades entre os 6 e os 10 anos de idade, mas a segurança também, especialmente nas raparigas, revela um estudo desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O estudo foi publicado no Journal of Physical Activity and Health.

Devido às alterações climáticas, os sapais estuarinos correm sérios riscos de desaparecer e é urgente a adoção de medidas de proteção e conservação destas zonas de elevada importância ecológica e socioeconómica. Para mitigar o impacto causado por eventos climáticos extremos, mas também por atividades humanas (agricultura, urbanização, poluição), nas zonas de sapal dos estuários, está em curso o projeto de investigação ReSEt – Restauro de sapais estuarinos com vista à sustentabilidade.

UC Open Science

A Universidade de Coimbra faz parte do projeto internacional TRIPLE (Targeting Researchers through Innovative Practices and multiLingual Exploration) que acaba de ser aprovado pela Comissão Europeia para receber um financiamento de 5,6 milhões de euros, no âmbito do Programa-Quadro Comunitário Horizonte 2020. Promovido no âmbito do consórcio OPERAS, o projeto envolve 18 instituições de 12 países e inicia-se em outubro de 2019, com a duração de três anos e meio. O TRIPLE visa o desenvolvimento e implementação de uma plataforma digital única, multidisciplinar e multilinguística, para a partilha de resultados provenientes de publicações científicas, com particular ênfase na área das Humanidades e Ciências Sociais.

Tudo sobre a UC Open Science em uc.pt/openscience.

E ainda...

No âmbito do programa Ciência Viva no Verão em Rede 2019, o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra está até ao final do mês na esplanada do Café Santa Cruz, na baixa de Coimbra, com atividades de ciência para o público em geral de todas as idades. Das 10h00 às 13h00 junte-se a esta iniciativa e comprove que a ciência é deslumbrante e divertida! 

Trabalhar na UC

Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)
Com 12 países envolvidos e liderado pela Universidade de Coimbra, o projeto TRIPLE pretende lutar pelo acesso gratuito e aberto ao conhecimento científico. São mais de 5 milhões de euros para criar uma plataforma digital em várias línguas. A plataforma de acesso aberto vai funcionar como um motor de pesquisa que associa às publicações dessas revistas editoras de universidades associadas. (Antena 1)

O colesterol em excesso presente no cérebro pode ter impacto na terapia de doenças degenerativas, segundo um estudo coordenado por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. (Público Online)

IPN e Universidade acompanham progresso da indústria espacial. As comemorações em Coimbra dos 50 anos da chegada do homem à Lua, numa iniciativa do Instituto Pedro Nunes e da Agência Espacial Portuguesa, incluíram o lançamento da iniciativa “Portugal New Space Entrepreneurship 2030". (Diário de Coimbra)

Projeto de investigação (EU)ROPA analisa processo de afirmação da arquitetura portuguesa. Jorge Figueira, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, entidade que acolhe o projeto, explicou que este tem por objetivo mapear, expandir e comunicar "uma nova dimensão crítica de um dos fenómenos mais reconhecidos da cultura contemporânea": a arquitetura portuguesa. (Visão Online)