Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 160

25 de julho de 2019

A Universidade de Coimbra apresentou esta semana uma nova estruturação para a sua oferta cultural. Uma das principais novidades é a reformulação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra que passa a concentrar-se em duas semanas. Em 2020, decorre de 1 a 15 de março, sob o tema “Ousadia(s)”. A par desta novidade surgem mais duas: um ciclo de teatro e artes performativas, denominado “Mimesis”, entre maio e junho; e um ciclo de música, “Orphika”, nos meses de novembro e dezembro. As candidaturas à XXII Semana Cultural estão abertas até 30 de setembro, através do formulário disponível aqui. No que respeita aos ciclos, as inscrições para o "Mimesis" vão estar disponíveis de 6 a 30 de janeiro de 2020; e para o "Orphika" (edição de 2020, uma vez que a edição de 2019 já se encontra alinhada) as candidaturas vão ter lugar entre 6 e 30 de junho de 2020.

Hoje e amanhã, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra recebe o colóquio internacional “Ensino da Literatura Digital – Teaching Digital Literature“. A iniciativa, organizada pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, pelo Centro de Literatura Portuguesa e pelo Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Coimbra, encerra com uma conferência a cargo de Scott Rettberg, da Universidade de Bergen.

Portugal estreia-se na final das Olimpíadas Internacionais da Economia que estão a decorrer em São Petersburgo, na Rússia, com o patrocínio da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A comitiva é composta pelos cinco vencedores das Olimpíadas da Economia e por três representantes da Comissão Organizadora.

Investigação

Uma investigação da equipa do Proaction Lab – Laboratório de Perceção e Reconhecimento de Objetos e Ações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - sobre a forma como o cérebro funciona em rede é o tema de capa de edição de agosto da revista Cortex, uma das mais conceituadas publicações internacionais da área da Neurociência Cognitiva.

O primeiro aerogel “limpo” produzido pelos investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e pela Active Aerogels está pronto a entrar no mercado.

E ainda...

Amanhã, pelas 21h30, o Teatro Académico de Gil Vicente recebe o espetáculo de dança “Otra Línea, Todo Tiempo Presente Construye un Pasado”, de e com Iván Haidar. O projeto teve início em 2016, a partir de uma residência artística no Atelier Re.Al, em Lisboa, com Carolina Campos e João Fiadeiro.

A UC Global faz uma pausa de verão mas promete voltar em setembro com todas as novidades do que se passa no Universo UC.

Boas férias!

Trabalhar na UC
Fique a par de todos os procedimentos concursais em fase de candidatura em https://www.uc.pt/emprego/. 
 
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Universidade de Verão como montra da Universidade de Coimbra e da cidade. São perto de 400 e vêm de todo o país e estrangeiro. São estudantes do ensino secundário e, até sexta-feira, vão ficar a conhecer melhor a Universidade de Coimbra, a cidade e sua envolvência. (Diário As Beiras)

A falta de tempo e de dinheiro são dois dos principais obstáculos à prática desportiva pelas crianças, de acordo com um estudo do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra. (Expresso Online)

Mini-astronautas navegaram com oxigénio do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Os 50 anos da chegada do Homem à Lua foram recordados com mensagens de sensibilização ambiental, numa iniciativa do Jardim Botânico e Museu da Ciência da UC. (Diário de Coimbra)

Os sapais estuarinos correm o risco de desaparecer devido às alterações climáticas. O alerta é dos investigadores das universidades de Coimbra e de Lisboa, que estão a estudar medidas de proteção e conservação destas zonas, dada a sua importância ecológica e socioeconómica. No âmbito de um projeto vão desenvolver experiências no estuário do Mondego. (Antena 1)