a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 60

 18 de maio de 2017


A UC Global dá-lhe os bons dias!


Hoje assinalamos o Dia Internacional do Fascínio das Plantas! Durante todo o dia o Jardim Botânico da UC propõe várias atividades, desde encontros com cientistas ao lançamento de um livro. Descubra todo o programa aqui.


Também hoje se celebra o Dia dos Museus e nós damos-lhe uma sugestão para não deixar passar o dia em branco. Pelas 17h30 junte-se a nós na inauguração da primeira itinerância do ciclo expositivo “Património de Humanidade”. Esperamos por si na Sala do Exame Privado, no Pátio das Escolas.


Damos os parabéns à LaserLeap Technologies, startup da Universidade de Coimbra, por ter vencido o “European Photonics Venture Forum”. O concurso europeu tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de empresas emergentes de base tecnológica.


Luís Neves, professor catedrático e diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, integrou o grupo técnico que avaliou os impactos da construção de um armazém temporário individualizado de combustível nuclear irradiado (ATI) na Central de Almaraz, em Espanha.


A 23 de maio, pelas 15 horas, a Faculdade de Farmácia da UC recebe a aula aberta com o tema “Lipid Nanoparticles for Brain Targeting: Facts & Features”. A sessão vai estar a cargo da professora da Universidade de Catania, na Itália, Claudia Carbone.


O coletivo Há Baixa organiza, a 24 de maio, o colóquio “Reflexões para a Cidade: Acção Política e Participação Cidadã”. A iniciativa começa pelas 15 horas e termina à noite, com um concerto, no Largo do Romal.


O auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra recebe, a 26 de maio pelas 14h30, uma conferência no âmbito do curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade”, promovido pelo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC).


Até 29 de maio estão abertas as candidaturas ao BfK IDEAS 2017, um concurso de ideias para estudantes do ensino superior e investigadores. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da ANI - Agência Nacional de Inovação.


A terminar deixamos ainda uma sugestão para hoje à noite. Pelas 21h30 o TAGV recebe a peça “À Boleia para Hollywood”, que conta com as interpretações de Cláudia Vieira, João Lagarto e Sofia de Portugal. Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais (TAGV e bilheteira online.

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Um estudo desenvolvido por investigadores das universidades de Coimbra e de Leeds, no Reino Unido, demonstra que uma câmara fotográfica pode ajudar a "atrasar a manifestação clínica" da doença de Alzheimer.


Adriana Calcanhotto está em Portugal para dar aulas na Universidade de Coimbra. A cantora brasileira para respondeu ao desafio da Faculdade de Letras e está a ensinar os alunos sobre música, mas também poesia e cultura do país irmão.


Só 13% dos agressores em casos de violência doméstica, são impedidos de contactar com as vítimas e a maioria fica sujeita à pena menos grave, termo de identidade e residência. São as conclusões de um estudo do Centro de Estudos Sociais de Coimbra. O estudo revela ainda que a prisão preventiva é vista com cautela pelos magistrados.


David Bidarra, licenciado em Bioquímica pela Universidade de Coimbra, foi o grande vencedor da 8.ª edição do FameLab – Concurso Internacional de Comunicação de Ciência.


Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global