a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 61

 25 de maio de 2017


A UC Global dá-lhe os bons dias!


A nova imagem gráfica do TAGV, concebida pela Bürocratik, conquistou o primeiro lugar na categoria Design Editorial na edição de 2017 do Festival de Criatividade. Parabéns!


Uma equipa internacional de investigadores, liderada por Lino Ferreira e Ricardo Neves, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, criou um “transporte” de quimioterapia que chega ao local onde se produzem as células estaminais cancerígenas (CEC) e que atua através de controlo remoto.


Na próxima quinta-feira, 1 de junho, a UC vai celebrar os 30 anos do programa Erasmus. O evento “Erasmus turns 30 Sunset” vai ter música, brindes e muita animação. Não perca, a partir das 18h30, no Largo da Porta Férrea.


E já que falamos no dia 1 de junho, Dia da Criança, saiba que os SASUC vão promover um jantar/tertúlia no Centro Cultural D. Dinis, com o tema “Brincar é a atividade mais séria da criança”. O evento tem início às 20 horas e conta com intervenções de Eduardo Sá e Aida Figueiredo. Inscrições disponíveis por email (gabadmin@sas.uc.pt), telefone (239 838 538) ou por mensagem privada na página de Facebook dos SASUC.


Durante a época de exames os níveis de stress de estudantes e docentes aumentam. Nesse sentido, o Áshrama Yoga Coimbra vai dinamizar um workshop (30 de maio) e uma aula (7 de junho) com o objetivo de ajudar a rentabilizar o estudo, o desempenho escolar e profissional, atenuar o stress e a ansiedade. Participe!


Os artistas plásticos Bruce Gilchrist e Joanna Maureen Joelson (London Fieldworks) estão de regresso ao Colégio das Artes para a conferência “Film as research”. A sessão realiza-se a 26 de maio, pelas 14h30, na sala CA3.


No próximo dia 28 de maio o Restaurante Universitário Colégio de Jesus vai estar aberto no horário de almoço (12-15h) como apoio à celebração da Bênção das Pastas. O restaurante vai funcionar em serviço de buffet especial, ao preço de 12,5€ por pessoa (50% para crianças dos 4 aos 12 anos, grátis até aos 3 anos de idade). As inscrições são limitadas e sujeitas a inscrição via mensagem privada no Facebook dos SASUC ou telefone (939 826 748 / 939 835 224).


Até dia 31 de maio os SASUC promovem um novo processo de auscultação da comunidade universitária, com o objetivo de recolher informação que permita conhecer a qualidade dos serviços e a satisfação com as residências universitárias. O inquérito é dirigido por convite aos utilizadores dos serviços de alojamento dos SASUC.


No âmbito do lançamento da 2.ª edição do Concurso de inovação social digital - Santa Casa Challenge - a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai realizar uma sessão de apresentação a 31 de maio, pelas 15 horas, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC.


A terminar deixamos ainda uma sugestão para hoje à noite. Às 21h30 não perca o espetáculo “O Meu País é O Que o Mar Não Quer # Exílio(s) 61/74” no TAGV. A peça foca-se nos ciclos migratórios ocorridos no período fascista e é composta por testemunhos reais de quem viveu esses tempos. Os bilhetes estão disponíveis no TAGV e na bilheteira online.

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra vai disponibilizar gratuitamente, na internet, as imagens digitais das cerca de 280 mil fichas escritas com caneta de tinta permanente, provavelmente elaboradas no início do século XX, reunidas num grande ficheiro conservado na Sala do Catálogo.


Um produto alimentar eco-inovador, combinando medronhos, amoras silvestres e algas, foi produzido por uma equipa de estudantes de mestrado da Faculdade de Ciências de Coimbra.


O diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra anunciou na sua tomada de posse que o curso de Jurisprudência, destinado à resolução de casos práticos, está pronto a abrir portas e que irá decorrer no Colégio da Trindade - Casa da Jurisprudência.


Um em cada cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra sofre de Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), concluiu o primeiro estudo sobre esta matéria realizado em Portugal junto da população prisional.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global