a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 63

 08 de junho de 2017


A UC Global deseja-lhe uma boa tarde!


A Universidade de Coimbra está no top 410 do ranking mundial QS WUR 2017 e subiu este ano mais de 50 posições em relação aos resultados obtidos no ano passado.


O estudo europeu SIMPATHY, que envolveu uma equipa de investigadores das Faculdades de Farmácia e Medicina da Universidade de Coimbra e do consórcio Ageing@Coimbra, conclui que é urgente a criação de um plano para lidar com o problema da polimedicação no idoso em Portugal. O estudo foi desenvolvido, ao longo dos últimos dois anos, por uma equipa multidisciplinar proveniente de dez instituições europeias.


Hoje, pelas 16h30, são entregues os prémios da edição 2016 do concurso Arrisca C. A sessão vai ter lugar no Museu da Ciência da UC. O Concurso Nacional de Ideias e Planos de Negócio, que vai na 8.ª edição, já ajudou na criação de mais de 20 empresas e distribuiu cerca de 760.000 € em prémios.


No âmbito da Mostra de Teatro Universitário sobe ao palco do TAGV, hoje, pelas 21h30, a peça “Entre Ruínas, Entre Gente”, da ESEC. Amanhã, à mesma hora e no mesmo espaço, pode assistir ao espetáculo “De Novo Mar”, concebido pelos 50 anos do GEFAC.


Na próxima terça-feira, 13 de junho, os SASUC convidam a comunidade académica a comemorar os Santos Populares com o Buffet Junino, que começa às 20 horas na Sala B (Complexo de Cantinas Centrais). As inscrições são feitas para gabadmin@sas.uc.pt, por telefone (939 826 748/ 939 835 224) ou por mensagem privada na página de Facebook dos SASUC.


Durante a época de exames (4 de junho a 6 de julho) as Cantinas Sala A (Polo I) e Restaurante Luzio Vaz (Polo III) estão abertas como salas de estudo, entre as 22 e as 4 horas. A UC deseja a todos os estudantes uma excelente época de exames!


A Rádio Universidade de Coimbra criou um inquérito com o objetivo de analisar a audiência. Ao preencher o inquérito habilita-se a ganhar um bilhete geral para o festival Milhões de Festa, que decorre em Barcelos, de 20 a 23 de julho.


Já está a decorrer a segunda fase de candidaturas ao Doutoramento em Construção Metálica e Mista, que se inicia em setembro no Departamento de Engenharia Civil da UC. O curso disponibiliza algumas bolsas de Doutoramento e bolsas para Pós-docs.


A European Aquaculture Society Student Group (EAS-SG) está a oferecer três bolsas para alunos levarem os seus trabalhos ao congresso anual da EAS, Aquaculture Europe 2017. Os interessados devem enviar as candidaturas, até 15 de junho, para o endereço eassg@aquaeas.eu. 


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Até 9 de junho, sexta-feira, está a decorrer em Coimbra a VI Mostra de Teatro Universitário, a apresentar um conjunto de seis espetáculos, de outras tantas companhias académicas.


Dia Mundial do Ambiente celebrou-se no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, com os mesmos princípios e objetivos que estiveram na origem da sua criação em 1772. Sensibilizar o público para a necessidade de preservar algo que pertence a todos.


Um tumor calcificado, no qual se detetou a presença de dentes, foi descoberto no cemitério gótico do Largo do Carmo, em Lisboa, refere o estudo recentemente publicado no "International Journal of Paleonpathology", liderado pela investigadora da Universidade de Coimbra, Sofia Wasterlain. Um achado raro que se junta a apenas mais três casos conhecidos mundialmente.


O Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e o Instituto Superior Técnico estão a desenvolver um projeto para analisar ADN extraído das ossadas de António Ataíde e do seu pai Álvaro Ataíde, dois homens que viveram nos séculos XV e XVI e que são familiares diretos de Pedro Ataíde, fidalgo que teria adotado o nome de Cristóvão Colon. O estudo permitirá desvendar se o navegador era afinal português (e não catalão ou genovês).


Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global