a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 65

22 de junho de 2017 

A UC Global deseja-lhe uma boa tarde!

Hoje a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia celebra quatro anos como Património Mundial. As comemorações continuam com o Sons da Cidade e Selma Uamusse atua a partir das 22 horas no Pátio da Inquisição. No sábado, Adriana Calcanhotto assinala o encerramento da iniciativa com um “concerto-tese”, no Jardim da Sereia, às 22 horas. Acompanhe aqui todas as atividades do Sons da Cidade!

Também hoje, às 19h30, a música volta a encher a Biblioteca Joanina com o concerto de piano de Ana Maria Brandão. A entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento prévio de bilhete, até às 19 horas, na Biblioteca Geral.

Os SASUC associam-se às vítimas do incêndio que deflagrou no fim de semana no concelho de Pedrógão Grande e se estendeu a outras localidades da Região Centro. Os estudantes da UC afetados pela tragédia podem candidatar-se ao Fundo de Apoio Social (FAS). Para tal devem contactar os SASUC por telefone (239 855 950/939 855 958), e-mail (gabadmin@sas.uc.pt), Facebook ou presencialmente, no Núcleo de Bolsas dos SASUC.

No próximo sábado, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra abre as portas e junta-se às festas dos Santos Populares que por esta altura invadem a Alta de Coimbra. A “Noite dos mistérios” arranca pelas 21 horas com observações astronómicas, experiências científicas, teatro e muitas mais atividades.

No próximo dia 27 realiza-se mais uma sessão de cinema inserida no ciclo “Curar e Reparar”, uma preparação para a edição de 2017 do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea. A sessão tem lugar no Conservatório de Música de Coimbra, pelas 21h40, e o filme a exibir é “O Rei de Nova Iorque”, de Abel Ferrara.

Já estão a decorrer as candidaturas ao alojamento nas residências universitárias para o próximo ano letivo (2017/2018). As inscrições são feitas online, através do formulário disponível no portal de candidatura. Os estudantes que concorrem pela primeira vez devem pedir credencial de acesso através do e-mail gabadmin@sas.uc.pt.

Os SASUC voltam a ocupar o mês de agosto com o ATL de Verão. O programa de atividades, dirigido a crianças dos 2 aos 10 anos, acontece das 8 às 18h30, nos dias úteis do mês de agosto (de 1 a 28). O ATL vai ter lugar na Creche e incluiu almoço e seguro. As inscrições estão abertas até 30 de junho, com vagas limitadas e garantidas por ordem de inscrição.

De 5 a 21 de julho o programa “UC dos Pequeninos”, dinamizado pelo Turismo da UC, dá a conhecer o Património da Universidade à Comunidade UC. O programa, dirigido a crianças dos 6 aos 10 anos e dos 11 aos 14 anos, tem inscrições abertas até 27 de junho.

O TecBis (Aceleradora de empresas do IPN) recebe, a 29 de junho, a partir das 9h30, a iniciativa EITHealth Open House.Trata-se de um evento aberto a todos os investigadores e estudantes da UC interessados em projetos inovadores em Medtech, Biotech ou Digital Health; em financiamento e formação disponíveis para inovação; e em networking com alumni dos programas EIT Health e decisores europeus.

O SPES, grupo de estudantes do Instituto Justiça e Paz, convida os estudantes do ensino superior para uma experiência de voluntariado de verão com o lema “Ser Mais Alguém”. A iniciativa vai acontecer em Sintra, de 24 a 30 de julho, num Centro Assistencial na área da Psiquiatria, Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Referência internacional em governação e defesa dos oceanos, Mário Ruivo foi homenageado pela Universidade de Coimbra, numa iniciativa do Conselho Geral, de que fez parte entre 2013 e 2016, e da Reitoria.

A Universidade de Coimbra vai lecionar, já no próximo ano letivo (2017/2018), um mestrado em Segurança Informática. O curso ministrado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, em colaboração com a Faculdade de Direito, pretende dar resposta à procura de profissionais na área da Cibersegurança e às necessidades criadas pela Diretiva NIS (Security of Network and Information Systems) da União Europeia.

As mitocôndrias são a fábrica de energia das células, e uma deficiência nesta fábrica origina múltiplas doenças raras. Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra estuda estes defeitos das mitocôndrias, e as suas interações com o resto da células.

Especialista em incêndios florestais da Universidade de Coimbra, Domingos Xavier Viegas, está a colaborar com a PJ nas perícias em Pedrógão Grande e admite que nunca tinha visto um cenário como o que encontrou no domingo no local do incêndio. Defende que falta sensibilização à população para estar mais preparada para reagir ao fogo e deixa um apelo para o verão: prevenir o que pode ser prevenido.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global