a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 66

29 de junho de 2017 

A UC Global está de volta para lhe dar conta das novidades do Universo UC!

A Mata do Jardim Botânico da UC vai abrir ao público, ligando a Alta e a Baixa de Coimbra. Será já no próximo domingo, 2 de julho, a partir das 12 horas, e o ponto de encontro será junto ao Portão da Rua da Alegria. Estará presente o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

Experiências de bullying na adolescência e perceções de inferioridade poderão estar na base de uma relação conflituosa com a alimentação e com a imagem corporal, podendo levar à obesidade e a patologias como a depressão. São as revelações de um estudo sem precedentes que envolveu 609 adolescentes do sexo feminino, 5475 mulheres adultas e 335 homens. A investigação foi realizada, entre 2013 e 2017, por investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e da Faculdade de Medicina e Saúde da Universidade de Leeds, Reino Unido.

No próximo sábado, 1 de julho, assinalam-se os 150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal. Para marcar a data, a Faculdade de Direito da UC, organiza, a 5 de julho, a partir das 18h30, uma sessão solene de comemoração da efeméride que vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. Na mesma ocasião é também inaugurada a exposição “Condemnados à Pena Última” no Colégio da Trindade.

Também no sábado, às 15 horas, no Largo do Romal, é apresentada a programação cultural e trabalhos de construção da 2.ª edição do projeto Há Baixa. De 1 a 16 de julho, “Todos os caminhos vão dar à Baixa” com várias atividades, desde teatro, cinema, instalações visuais, concertos, a oficinas, exposições, performances, entre outros.

Na segunda-feira, dia 3 de julho, é apresentada a obra “Do Capitalismo e do Socialismo – polémica com Jan Tinbergen, Prémio Nobel da Economia”, da autoria de António Avelãs Nunes, Professor Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. A Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da UC vai receber a sessão que começa às 17 horas.

O MARE-UC vai realizar, de 10 a 14 de julho, no Núcleo Museológico do Sal na Figueira da Foz, o curso de verão “Tools for aquatic ecosystems research”. Trata-se de uma iniciativa orientada para o 1.º e 2.º ciclos universitários (áreas da Biologia, Ambiente e afins) e para os interessados em trabalhos de sedimentologia, ecologia e toxicologia aquáticas e biomarcadores. As candidaturas decorrem até 3 julho.

Estão abertas as votações para a escolha do grande vencedor da iniciativa Big Smart Cities, organizada pela Vodafone Power Lab e pela Ericsson. Apoie a tecnologia finalista da Universidade de Coimbra, a Pavnext, votando através do site do concurso!

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A “UC dos Pequeninos”, destinada a dar a conhecer o património da Universidade de Coimbra aos mais novos arranca no próximo dia 5 de julho. A iniciativa integra o “Programa de Verão” do Turismo da Universidade de Coimbra, que volta a promover atividades para miúdos e graúdos, estendendo-se nesta edição às várias unidades orgânicas da UC, de forma a permitir uma maior divulgação da história e das atividades desenvolvidas em toda a Universidade.

Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi um dos três vencedores nacionais da competição Climate Launchpad.

Árvores centenárias em diálogo com fotografias de grandes dimensões acrescentam algo mais à já valiosa oferta pública do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. “Fotossíntesse – O Jardim por quem nos visita” é a primeira mostra de uma “galeria” de 300 metros a céu aberto, e «marca a configuração de um espaço expositivo (…) que se desenha naturalmente ao longo do terraço superior».

Passados 16 anos, são conhecidos os resultados da investigação de uma equipa das Universidades de Coimbra e de Évora. Em 2001, descobriram perto de Estremoz, três esqueletos do período medieval que indicam a existência de punição judicial através da amputação de membros.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global