a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 67

6 de julho de 2017 

A UC Global dá-lhe as boas tardes!

Antecipamos os parabéns ao vencedor do Prémio de Mérito BPI da 3.ª edição do Programa Acertar o Rumo, Vitalino Azevedo. A cerimónia de entrega vai ter lugar amanhã, pelas 12 horas, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra. O prémio, no valor de 2850 euros, corresponde à propina do curso paga pelo estudante no momento da inscrição. Entretanto, já estão abertas as candidaturas para a 5ª edição do Programa Acertar o Rumo. A primeira fase de candidaturas decorre de 1 de Junho a 16 de Julho de 2017.

Verão é sinónimo de “UC by Night”! As visitas noturnas estão de regresso à Universidade, todos os sábados, entre 8 de julho e 2 de setembro, a partir das 21h15. A primeira está marcada já para o próximo sábado e promete, tal como as seguintes, mostrar os sítios mais emblemáticos da UC: o Antigo Palácio Real (Sala dos Capelos, Sala do Exame Privado e Sala das Armas), a Capela de São Miguel, a Biblioteca Joanina e a Prisão Académica, sem esquecer a Torre da Universidade com uma vista de 360 graus da cidade de Coimbra.

O cosmonauta russo Mikhail Kornienko vai ser o protagonista da palestra “Como Ser Astronauta”, no dia 13 de julho, pelas 14h30, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, onde vai falar sobre a sua profissão e as suas experiências no espaço. A visita do cosmonauta russo marca o encerramento da Escola de Astronautas, a primeira iniciativa da semana dedicada ao espaço, a Coimbra Space Summer School, promovida pela UC e pelo Instituto Pedro Nunes. A entrada é livre e aberta ao público.

Os Campeonatos Europeus Universitários estão a chegar a Coimbra! As provas de Judo, Karate e Taekwondo decorrem de 24 a 27 de julho nos vários pavilhões do Estádio Universitário de Coimbra. Em prova vão estar perto de 600 atletas de diferentes nacionalidades. Em 2018, Coimbra acolhe os Jogos Europeus Universitários.

A Universidade de Lúrio, em Moçambique, e a Universidade de Coimbra promovem a ação de cooperação "Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento". O evento decorre na Ilha de Moçambique, de 19 a 28 de julho, e pretende encontrar formas de otimizar o impacto da instalação de um pólo da Universidade de Lúrio na Ilha de Moçambique (designada em macua por Muhipiti). Estabelecer laços de cooperação entre a UC e a Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico nas áreas do planeamento e do património é outro dos objetivos.

Já estão abertas as candidaturas para a primeira edição do Summer CEmp, um programa intensivo de formação sobre a União Europeia para estudantes universitários. As inscrições são gratuitas! Mais informação aqui.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Marcelo Rebelo de Sousa esteve na Universidade de Coimbra nas comemorações dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal.

A Mata do Botânico já reabriu ao público. Dois mini-autocarros descapotáveis asseguram a ligação entre a baixa e alta de Coimbra pelo interior do Jardim Botânico. O projeto permite descongestionar o trânsito e usufruir de uma paisagem única.

Um estudo conduzido pela investigadora Ana Elisabete Ferreira, do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, revela que “o Direito não está preparado para regular as relações sociais, profissionais e pessoais, entre humanos e robôs”.

A "relação conflituosa" entre a alimentação e a imagem corporal pode estar relacionada com a ocorrência de "bullying" na adolescência e com "perceções de inferioridade", conclui um estudo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Medicina e Saúde da Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global