a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global n.º | 68

13 de julho de 2017

A UC Global dá-lhe os bons dias!

Hoje damos os parabéns a Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, por ter vencido a competição BIG Smart Cities 2017. O estudante concorreu com o projeto tecnológico PAVNEXT - Pavement Energy Efficient Extractor, uma alternativa às lombas redutoras de velocidade que permite a redução do número de acidentes e da sua gravidade. Possibilita ainda a produção de energia elétrica pela passagem dos veículos.

Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho descobriu que uma molécula libertada por células estaminais aumenta o “canal de comunicação” (axónio) entre neurónios. O resultado é inovador porque se foca no sistema nervoso central, podendo vir a ser aplicado na doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica ou lesões vertebro-medulares.

A Universidade de Verão chega já no próximo fim de semana! De 16 a 21 de julho, a 9ª edição da UV vai dar a conhecer a mais de 300 participantes, vindos de vários pontos do país e do mundo, o melhor do que se faz na Universidade de Coimbra. A UV conta este ano com 21 áreas de saber.

E já que falamos em verão, a Ciência Viva no Verão em Rede está de volta. De 15 de julho a 15 de setembro, várias entidades da UC e da cidade juntam-se ao país para celebrar a ciência. No total, em Coimbra, são 34 atividades que vão desde observações astronómicas, tertúlias, experiências científicas na rua, leituras de contos, entre outras. Não deixe escapar!

Já estão abertas, até 13 de outubro, as candidaturas ao Prémio Adriano Lucas. O prémio, atribuído anualmente, "visa estimular os trabalhos na área do jornalismo, que divulguem, preferencialmente, os temas relacionados com Coimbra e a Região das Beiras e igualmente promover o aparecimento de jovens talentos".

Até 20 de julho está a decorrer, no Infordocente, a Reflexão dos Docentes relativa ao 2.º semestre. A sua opinião é essencial para a melhoria da qualidade pedagógica. Participe!

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Universidade de Coimbra recebe por ano 200 estudantes chineses. Uma parceria com o Santander Universidades ajuda vários alunos a concretizar o seu sonho.

A cantora brasileira Adriana Calcanhotto respondeu ao desafio da Faculdade de Letras e, durante um semestre, ensinou os alunos sobre a música, mas também sobre poesia e Cultura do Brasil.

O cosmonauta russo Mikhail Kornienko vem a Coimbra proferir uma palestra no encerramento da iniciativa Escola de Astronautas,iniciativa que a Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Pedro Nunes (IPN) promovem para “ensinar como ser um astronauta e estimular negócios inspirados no Espaço”.

O Departamento de Ciências da Terra da UC premeia os dois melhores alunos que ingressarem em Geologia com o Prémio Matrículas Cotelo Neiva.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global