a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 69

20 de julho de 2017


A UC Global deseja-lhe uma boa tarde!

A Universidade de Coimbra e a Universidade Aberta disponibilizam quatro cursos em Ensino a Distância. Conheça esta oferta formativa no portal que resulta do consórcio celebrado entre as duas instituições. As candidaturas já estão abertas. Mais informação aqui.

Hoje damos os parabéns ao General Pedro de Pezarat Correia que, aos 85 anos de idade, se doutorou pela UC. O “Capitão de Abril” foi aprovado com distinção e louvor por unanimidade, tendo apresentado a tese "Descolonização: do protonacionalismo ao pós-colonialismo", orientada por José Manuel Pureza”.

Os parabéns vão também para o historiador Alexandre Marcussi a quem foi atribuído o Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa. O professor de História da África na Universidade Federal de Minas Gerais venceu com o trabalho “Cativeiro e Cura – Experiências religiosas da escravidão atlântica nos calundus de Luzia Pinta, séculos XVII-XVIII”.

Aproveitamos para desejar a maior das sortes para os nossos atletas Catarina Costa (judo), Ana Granja (basquetebol) e Rui Mendes (badmington), que vão estar nas Universíadas, em Taipé, entre 19 e 30 de agosto.

É a primeira vez que acontece num Museu de Ciência e a primeira vez na cidade de Coimbra. O SciComPT, Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal, chega nos dias 12 e 13 de outubro à Universidade de Coimbra. O 5º congresso tem como tema principal os "Objetos da Ciência" e as inscrições já estão abertas.

O Pátio das Escolas vai receber, a 23 de setembro, a ópera em versão concerto Carmen de G. Bizet. O projeto Ópera ao Centro convida toda a comunidade universitária a participar nesta iniciativa nas áreas da produção, interpretação (coro e orquestra), figurantes e acolhimento. As candidaturas decorrem até 7 de setembro. Venha fazer parte do espetáculo!

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Eleito presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra há pouco mais de quatro meses, o físico João Caraça, antigo diretor do serviço de ciência da Fundação Gulbenkian, assume que a definição do modelo de gestão é um desafio para ser discutido por todos.

Xavier Viegas, especialista em incêndios florestais da Universidade de Coimbra, garante que as autoridades têm em investigação todas as hipóteses e diz também que a tese de que o incêndio começou devido a uma trovoada seca está a ficar esbatida.

Francisca Laia, aluna da UC, e Joana Vasconcelos arrecadaram a medalha de prata no K2 200 metros nos Europeus de canoagem, que se estão a disputar em Plovdiv, na Bulgária..

Coimbra acolhe, em 2018, o maior evento multidesportivo de sempre em Portugal. "Uma excelente oportunidade" para o país evoluir, diz Mário Santos.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global