a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 70

27 de julho de 2017

A UC Global deseja-lhe um bom dia.

Um estudo no estuário do Mondego indica que os ecossistemas estuarinos lidam bem com um aumento máximo de temperatura de 2ºC, valores propostos pelo Acordo de Paris. Coordenado por investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, este estudo revela que, ao contrário do esperado, não se registam alterações significativas e o impacto é reduzido.

Oh as casas as casas as casas”, verso e título de um dos poemas de Ruy Belo, dá o mote para a 20.ª Semana Cultural da UC que vai decorrer em 2018. Estão abertas, até 24 de setembro, as candidaturas para submissão de projetos à Semana Cultural através do formulário online.

Chegam hoje ao fim os Campeonatos Europeus Universitários 2017 de Judo, Taekwondo e Karaté. Durante três dias passaram por Coimbra mais de 600 atletas em representação de 230 universidades, de 27 países europeus. Reveja aqui alguns momentos da cerimónia de abertura e comece já a preparar-se para os EUG 2018 que chegam em menos de um ano!

Também hoje não perca a inauguração da exposição Fragmentos, às 18 horas, na Prisão Académica da UC. 11 fotógrafos foram convidados a capturar alguns personagens em lugares icónicos da Universidade de Coimbra (UC), desvendando os espaços na atualidade mas ao mesmo tempo contando histórias do passado. Das mais de 200 fotografias tiradas foram escolhidas 25 para compor a exposição.

A UC Global despede-se para uma curta pausa de verão mas volta já em setembro. Até lá acompanhe tudo o que se passa no Universo UC em noticias.uc.pt e nas nossas redes sociais. Boas férias e até já!

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Investigadores do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da UC estão a pedir imagens, vídeos e testemunhos sobre incêndio de Pedrógão. O objetivo é estudar o comportamento do fogo que matou pelo menos 64 pessoas.

Pela primeira vez, uma cientista portuguesa vai liderar a International Society for Exercise and Immunology (ISEI). Ana Teixeira, docente e investigadora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), acaba de ser eleita para o cargo.

Henrique Girão, da Faculdade de Medicina de Coimbra, lidera uma investigação internacional que permitiu descobrir como induzir a formação de novos vasos sanguíneos no coração.

O Centro de Neurociências e Biologia Celular e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra vão oferecer estágios a estudantes do ensino secundário, associados ao programa “Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias”.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global