a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 12

19 de maio de 2016


 Francisco Louçã está hoje na Faculdade de Letras para assinalar o encerramento do ano letivo. Pelas 14h30 profere a conferência “Transgredir a fronteira: a Europa perante o desafio democrático”. No dia em que celebra 105 anos, a FLUC entrega ainda os prémios aos melhores alunos, entre outras atividades.


 Também hoje, pelas 18 horas, inaugura a exposição “Habitar Portugal 2012-14” no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Jardim da Sereia). Após a inauguração, segue-se o debate "Habitar Portugal : Coimbra – uma Escola em cima da mesa?", pelas 19 horas, com a presença dos arquitetos Jorge Figueira, João Mendes Ribeiro, Pedro Baía e Luís Miguel Correia.


 A Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da UC recebe, a 23 de maio, o colóquio “40 anos da Constituição e das Autonomias Políticas Regionais dos Açores e da Madeira”. O evento vai contar com a presença de Alberto João Jardim, ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Mota Amaral, antigo presidente da Assembleia da República e do Governo Regional dos Açores, e dos constitucionalistas Jorge Miranda e Vital Moreira.


 Já conhece o Há Baixa? Se ainda não, saiba que pode ficar a saber tudo sobre este projeto, criado por alunos de arquitetura da UC, no colóquio “Reflexões para a cidade - A Questão da Baixa de Coimbra” que se vai realizar a 25 de maio, a partir das 14h30, no Salão Brazil.


Depois de seis meses de obras a Sala de Estudo da AAC já está novamente aberta e disponível 24 horas por dia.


No sábado celebre a Noite dos Museus e passe pelo Museu da Ciência da UC. A partir das 20 horas pode visitar exposições, ver um filme ou participar em observações astronómicas, entre outras atividades.


E também este fim de semana António Guterres vai estar na UC: no sábado, pelas 17 horas, na FEUC para a conferência “A situação internacional e os movimentos forçados de população” e no domingo para receber o Doutoramento Honoris Causa às 10h30. Ambos os momentos vão ser transmitidos em direto em uc.pt.


O programa “A Família Abraça a UC” regressa no dia 5 de junho. Durante uma tarde a UC abre as portas e oferece às famílias uma série de atividades lúdicas que permitem saber mais sobre a história de Portugal e da Universidade. As inscrições decorrem até 2 de junho, saiba mais aqui.


Está a começar mais uma edição do Rock in Rio - Lisboa e quem comprar o bilhete com o cartão de débito ou de crédito Santander Totta tem um reembolso direto de 24%.


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


Novo edifício de Medicina facilita estudo e investigação. A Subunidade 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), inaugurada com a presença do Chefe de Estado, vai permitir a transferência, do Polo I para o Polo III, de vários institutos que até funcionavam sem grandes condições (Anatomia Normal, Higiene e Medicina Social, Medicina Legal e Patologia Experimental).


UC investe 800 mil euros na requalificação das cantinas amarelas. As Cantinas Amarelas, um dos principais refeitórios da UC, serão alvo de uma reestruturação orçada em cerca de 800 mil euros, revelou o reitor, João Gabriel Silva, referindo que as obras «estão prestes a arrancar».


Universidade de Coimbra inova na ligação às empresas. A aplicação informática “@UC” divulga às empresas inovações da Universidade, permitindo uma relação que também atende aos anseios empresariais.


Aumento de vegetação rasteira preocupa bombeiros e investigadores. Devido à «grande precipitação», que fez proliferar ervas e outra vegetação fina, «o risco de incêndio florestal é este ano mais elevado» em Portugal, afirma Domingos Xavier Viegas, investigador da Universidade de Coimbra.


Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global

Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.

Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt