a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 16

16 de junho de 2016


Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC e do Centro de Investigação em Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto otimizaram os antioxidantes presentes na alimentação para que atuem no local de produção de energia das células. As novas moléculas obtidas permitem prevenir e minimizar os danos resultantes do stress oxidativo, os quais normalmente resultam em morte celular.

Nasceu ontem a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, fruto da parceria entre a UC e a Tuna Académica da UC. As atividades da nova orquestra iniciam-se em setembro com a organização de um estágio intensivo e a realização de um concerto inaugural, previsto para 18 de setembro.

Filipe Caseiro Alves, professor catedrático da Faculdade de Medicina, recebeu a Medalha de Ouro da Sociedade Europeia de Radiologia Gastrointestinal e Abdominal. Trata-se do primeiro português a receber esta distinção.

E já que falamos em medalhas foram oito aquelas que os estudantes da UC arrecadaram no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2016: duas medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. As provas juntaram 162 atletas no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho de 7 a 10 de junho.

Os “Sons da Cidade” assinalam o terceiro aniversário da inscrição da UC, Alta e Sofia na listra do Património Mundial da UNESCO. De 25 de junho a 4 de julho Coimbra anima-se com concertos, performances, teatro e muito mais. Conheça toda a programação aqui e reserve espaço na sua agenda.

O embaixador e a embaixatriz dos EUA estão na FEUC, no próximo dia 24, para promover o empreendedorismo no feminino. Os Workshops for Women Entrepreneurs destinam-se a empreendedoras e estudantes e as inscrições decorrem até 17 de junho.

Judo, basebol, visitas culturais, cinema, teatro, música, dança, expressão plástica ou culinária, passeios ao ar livre e muito mais, assim vai ser o ATL de Verão dos SASUC. O ATL é para crianças dos 2 aos 10 anos e acontece de 1 a 26 de agosto.

Mas ainda lhe trazemos mais sugestões para ocupar o verão das suas crianças : a oficina de verão “Tantas Cidades!”, do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, o workshop do Teatrão “Sem Pousio” e o programa “A Ciência não vai de Férias de Verão!”, do Exploratório. A oficina "Tantas Cidades!" destina-se a crianças dos 7 aos 12 anos, decorre de 11 a 15 de julho, e as inscrições terminam a 4 de julho. O workshop “Sem pousio” acontece entre 27 de junho e 1 de julho e dirige-se a crianças dos 6 aos 18 anos. As inscrições estão abertas até 23 de junho. O programa do Exploratório já começou, estende-se até 29 de julho, e é dirigido a crianças entre os 6 e os 12 anos.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


As desigualdades sociais em saúde agravaram-se nos últimos anos em Portugal. “Seja qual for a doença, a desigualdade aumentou claramente entre 2005 e 2014, independentemente do sexo e da idade”, concluem os investigadores do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) no relatório de Primavera.


O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas da Ribeira Grande, nos Açores, desenhado por João Mendes Ribeiro, professor do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes, foi distinguido com o Prémio FAD de Arquitetura 2016.


A iTGrow, em parceria com a Universidade de Coimbra e o IEFP, já estão a receber candidaturas para a quarta edição do programa de qualificação tecnológica Acertar o Rumo. Na primeira edição, o programa assegurou 100% de empregabilidade aos seus participantes.


O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra vai receber um financiamento de 1,4 milhões de euros da Comissão Europeia para inovar em produtos biotecnológicos e no treino de jovens cientistas.


Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc



Arquivo UC Global

Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.

Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt