a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 17

23 de junho de 2016


Uma equipa de 15 investigadores portugueses e franceses descobriu como eliminar os primeiros sintomas da doença de Alzheimer em modelos animais. O estudo inédito é coordenado por Rodrigo Cunha, do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Estamos a celebrar os três anos da inscrição da UC, Alta e Sofia na lista do Património Mundial da UNESCO. Queremos comemorar esta efeméride com todos, por isso, temos preparadas várias atividades.

Para começar, foi ontem lançada a reedição do livro “O Segredo de Coimbra”, de Étienne Schréder. Na mesma altura inaugurou-se a exposição sobre a obra que pode visitar até 2 de outubro.

No fim de semana venha celebrar connosco ao ritmo dos Sons da Cidade. Concertos, performances, teatro e muito mais, para ver até 4 de julho. Conheça aqui a programação completa.

As comemorações estendem-se ainda ao Museu da Ciência com a Noite Extrema. Na noite de sábado as portas do Museu abrem-se e as festas dos santos populares invadem a Alta de Coimbra.

A Faculdade de Economia recebe, de 1 a 3 de julho, o 10th Annual Meeting of the Portuguese Economic Journal. A conferência vai ter como orador Pedro Carneiro da University College London.

De 11 a 15 de julho o Turismo da UC apresenta a “UC dos Pequeninos”, um programa de verão dedicado à descoberta da Universidade de Coimbra. As atividades são dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos, e as inscrições estão abertas até 1 de julho. Familiares de colaboradores da UC têm prioridade nas inscrições.

O programa BoosterWE da RedEmprendia apoia a criação de novas empresas de universitários da América Latina, Espanha e Portugal. Os participantes podem beneficiar de uma bolsa até 6.000 euros para despesas de viagem, alojamento e seguros. Existem 112 vagas disponíveis e as inscrições terminam a 15 de julho.

Até 30 de junho está a decorrer um inquérito à satisfação dos estudantes que interagem com o Serviço de Gestão Académica através do atendimento presencial, telefónico e eletrónico. Se ainda não participou pode fazê-lo aqui


App UCoimbra

Entre no separador Histórias UC na App UCoimbra e celebre connosco os três anos como Património Mundial. Para android e ios.


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


A Book in Loop - compra e venda de materiais escolares usados - dá 10 % de desconto aos colaboradores da UC. Descubra o seu código promocional aqui.

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Duarte Nuno Vieira, foi reeleito por unanimidade para mais um mandato como presidente do Conselho Científico Consultivo (Scientific Advisory Board) do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI).

A utilização de explosivos para a produção de novos materiais na universidade foi o mote para um encontro internacional realizado pela primeira vez em Portugal, em Coimbra. Se uma grande parte dos explosivos é utilizada na indústria bélica, também podem ser úteis para a produção de novos materiais com aplicação nas mais diversas áreas.

Uma equipa de investigadores das universidades de Coimbra e do Porto otimizou antioxidantes presentes na alimentação para que atuem no local de produção de energia das células, combatendo mais eficazmente o processo de envelhecimento.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc.

Arquivo UC Global

Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.

Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt