a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 18

30 de junho de 2016


Ter, num futuro próximo, automóveis e aviões 20 a 30% mais leves, mais eficientes do ponto de vista energético e a um custo competitivo é o grande objetivo do projeto europeu ComMUnion, do qual faz parte a Universidade de Coimbra.


Luis Sepúlveda recebe amanhã o Prémio Eduardo Lourenço 2016, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos. A sessão de entrega do prémio vai ter lugar às 15 horas na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.


Também amanhã vai ser possível ver os planetas Júpiter, Marte e Saturno no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra. A iniciativa começa pelas 21h30 na Cúpula Astronómica Fundação Calouste Gulbenkian.


Ainda uma sugestão para sexta-feira: às 22h15, vai ouvir-se jazz nas Escadas Quebra Costas com o Trio HotClub. Trata-se do primeiro concerto do Festival Quebra Jazz, que vai contar com António Barros Veloso ao piano, Manuel Jorge Veloso na bateria e Bernardo Moreira no contrabaixo. Recorda-se o momento em que Barros Veloso e Bernardo Moreira tocaram pela primeira vez Bebop em Portugal há 63 anos, no Jardim da Manga.


O VI Festival Internacional de Polifonia Portuguesa arranca hoje e estende-se até 10 de julho, com um total de oito concertos, oito visitas guiadas, um seminário, entre outras iniciativas. O Festival passa por oito cidades e chega a Coimbra já amanhã, no Mosteiro de Santa Cruz. A entrada é livre.


Os Sons da Cidade continuam. Até domingo aproveite para ir à Baixa de Coimbra e visitar o Museu Temporário de Memórias, conheça aqui toda a programação.


No domingo vai ouvir-se a 9ª Sinfonia de Beethoven na Sé Velha, interpretada pela Orquestra do Norte sob a direção artística do Maestro Artur Pinho Maria, pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, Orfeon Académico de Coimbra e coralistas de todo o país. O concerto começa às 18 horas e vai homenagear o Monsenhor João Evangelista.


No âmbito da comemoração dos 50 Anos dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, os SASUC organizam a 8 de julho, no Auditório da Reitoria, a conferência Horizontes da Ação Social no Ensino Superior. A entrada é livre, com inscrição obrigatória.


O Centro de Ecologia Funcional organiza de 14 a 16 de julho a primeira Summer School de Ecologia de Campo, dirigida a alunos do 1º ciclo das áreas da Biologia e Ambiente. As inscrições decorrem até 8 de julho e estão limitadas a 25 participantes.


O Conselho Geral aprovou o Relatório de Gestão e Contas Consolidado de 2015, em reunião ocorrida a 27 de junho. O documento reúne a informação mais relevante da atividade do Grupo Público Universidade de Coimbra ao longo do ano de 2015, destacando-se alguns indicadores nos pilares estratégicos de missão e nas áreas de sustentabilidade. Ao nível dos recursos, é incorporada a informação que retrata a atividade económica e financeira consolidada do grupo, bem como os principais dados de recursos humanos. 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


 Um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra apresenta o Índice Municipal para a Igualdade de Género, com o objetivo de fomentar um maior combate da administração local às desigualdades entre homens e mulheres.


Universidade de Coimbra criou Gabinete de Desporto. Órgão servirá para “desenvolver e consolidar” desporto na Universidade de Coimbra e orientar Jogos Europeus Universitários.


A presença de um milhar de praticantes de yoga de todo o país, no Estádio Universitário de Coimbra, foi um acontecimento inédito no mundo e constituiu uma candidatura ao Guiness World Records. A atividade decorreu no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Yoga.


Três anos depois da UNESCO, Coimbra relembra memórias na celebração da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, na lista do Património Mundial.


Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.

Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt