a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º2

10 de março de 2016



O Concerto Coimbra Solidária está quase a chegar. O espetáculo vai realizar-se a 11 de março no TAGV e em palco vão estar, em estreia em Coimbra, António Ataíde e os Impuros. A receita do concerto vai este ano reverter para a construção do primeiro Templo Ecuménico do País.
Também no dia 11 celebra-se a francofonia. A "Noite dos Francóvoros”, organizada pela Alliance Française, chega pela primeira vez a Coimbra com um programa que convida a ficar a noite toda acordado e inclui cinema, música e gastronomia.
O impacto da classificação da Universidade de Coimbra (UC) como Património Mundial da UNESCO vai estar em debate. No próximo dia 22, o Centro de Estudos Sociais da UC recebe a sessão “Universidade de Coimbra Património Mundial da UNESCO: qual o impacto para além da Universidade?”. Assim começa o ciclo de conversas “Diálogos e Perspetivas sobre o Urbano: Diferente Olhares”, que vai decorrer entre março de 2016 e julho de 2017.
É estudante e procura uma oportunidade de estagiar fora do país? Temos duas sugestões: a AIESEC propõe um programa de estágios de voluntariado nas áreas da educação, saúde e empreendedorismo social, e o Programa PAPSummer 2016 (Portuguese American Post-Graduate Society) dá a oportunidade a estudantes portugueses do Ensino Superior de viajar para os EUA e realizar um estágio de um mês, em empresas ou centros de investigação ou universidades de topo (incluindo a Harvard Medical School e o Space Telescope Science Institute, NASA).

O projeto Relobie (Reusable Learning Objects in Education) está a convidar todos os estudantes e docentes da Universidade de Coimbra a contribuírem para o seu estudo, através do preenchimento de um questionário. O Relobie tem como objetivo contribuir para

uma melhoria do ensino superior e da educação de adultos através do desenvolvimento de competências de docentes na utilização de vídeos.

As férias da Páscoa estão quase a chegar e o Turismo UC lança um desafio aos mais novos: participar numa “Caça ao Livro” pelo Paço das Escolas. Propõe-se assim uma visita diferente e interativa, onde as crianças vão ser desafiadas a percorrer os espaços, seguindo pistas para encontrar o “Livro que guarda o Rei”.

O programa, que se realiza entre 21 e 24 de março, é dirigido a crianças ligadas à comunidade UC e as inscrições devem ser feitas através do email reservas@uc.pt

Sabia que uma equipa de investigadores da UC descobriu a origem das células estaminais sanguíneas? A equipa, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), descobriu as células precursoras que dão origem às células estaminais do sangue durante o desenvolvimento embrionário e como podem dar origem a todos os tipos celulares sanguíneos.



Esta semana a UC foi notícia porque…

(o acesso aos conteúdos requer autenticação)

  • Um spray para estancar hemorragias é uma das ideias apoiadas pelo programa de aceleração Ineo Start, em Coimbra, que conta este ano com a participação de 14 projetos em diferentes áreas de negócio.

  • As radiações eletromagnéticas emitidas pelos veículos elétricos são perigosas para a saúde humana? Os primeiros resultados de um estudo em curso no Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) revelam que, nesta matéria, os veículos elétricos são seguros.
  • O 10.º aniversário do ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção reuniu largas dezenas de pessoas, num reconhecimento à cultura de inovação e de desenvolvimento tecnológico que caracteriza a instituição.

Mas não só...

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

A newsletter UC Global volta na próxima semana.


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos

no FacebookTwitterInstagram


Acompanhe-nos ainda 
em notícias.uc.pt