a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 22

Um estudo, realizado em conjunto por cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), da Faculdade de Medicina da UC e do MIT, revelou que o consumo regular de doses moderadas de cafeína reduz a expressão do medo, abrindo portas para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas no controlo de fobias e depressão.

Os estudantes da UC que vão participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já têm uma mascote. O Zeca foi criado pelas crianças do Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da UC e é resultado de uma pesquisa feita sobre as Olimpíadas, o Rio de Janeiro e, sobretudo, sobre os espaços da UC. Ficamos a torcer pela Francisca Laia, pela Irina Rodrigues e pelo Diogo Carvalho!

A mascote foi entregue durante a reabertura do Pavilhão 1 do Estádio Universitário. A sessão contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. As obras no pavihão permitiram requalificar uma importante estrutura do complexo desportivo que vai receber, em 2018, os Jogos Europeus Universitários.

E já que falamos em Jogos Olímpicos, sabia que muitos dos atletas de alta competição que vão participar nos Jogos têm feito a sua preparação na UC? Os atletas Ricardo Ribas, Dulce Féliz, Ana Cabecinha, Jéssica Augusto, Salomé Rocha, Sara Moreira, e mais recentemente Nelson Oliveira, fizeram os treinos de avaliação e preparação onde se simulam as condições ambientais a que vão estar sujeitos no Rio de Janeiro. A UC deseja boa sorte aos nossos atletas!

Sabe tocar um instrumento e gostaria de fazer parte da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC)? As inscrições para o I Estágio da OAUC estão abertas até 21 de agosto ou até 17 de setembro para novos alunos do ensino superior de Coimbra.

Aproveite as noites quentes e não perca os últimos dias do Festival das Artes, que termina já no próximo domingo. Conheça toda a programação aqui.

A UC Global faz uma pausa de verão mas volta já em setembro. Continue a acompanhar tudo o que se passa no universo UC através do Notícias UC e nas redes sociais. Até já (e boas férias)! 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


Um fato para o contra-relógio diferente dos demais começou por ser “desenhado” em Coimbra e vai ser utilizado nos Jogos Olímpicos. O equipamento para ciclismo tem o “dedo” da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física bem como do Departamento de Engenharia Mecânica, através da ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial e foi desenvolvido tendo por base os testes feitos em túnel de vento e a simulação das condições ambientais do Rio de Janeiro.

O Reitor da Universidade de Coimbra (UC) anunciou a intenção de ser construída, no Estádio Universitário, uma residência de estudantes que possa servir, essencialmente, os estudantes universitários com estatuto de atletas de alto rendimento.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina está a desenvolver um pâncreas bioartificial com células produtoras de insulina, que estão destruídas ou disfuncionais nos doentes com diabetes.

José Pedro Paiva liderou um projeto sobre história da Diocese de Viseu. A compilação da história da Diocese de Viseu «é um trabalho sem paralelo», que resulta de uma parceria entre 14 historiadores de diferentes universidades do país, revelou o coordenador do projeto, José Pedro Paiva, diretor da Faculdade de Letras e do Arquivo da Universidade de Coimbra.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Arquivo UC Global


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.

Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt