a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 23

A UC Global está de volta e deseja um bom regresso ao trabalho.

Começamos setembro com boas notícias. Um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da UC desenvolveu uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal. A vacina é vantajosa para países em vias de desenvolvimento onde escasseiam profissionais de saúde, responsáveis pela administração das vacinas injetáveis.

Nos dias 8 e 9 de setembro a UC recebe, pela primeira vez, a Conferência Europeia em Comportamentos e Eficiência Energética - Behave 2016. O evento vai contar com a presença de mais de 200 investigadores e peritos internacionais.

Também no dia 8 realiza-se o terceiro Simpósio Biologia Experimental e Biomedicina (BEB). O evento termina com um debate, pelas 21 horas, no Teatro da Cerca de São Bernardo, que vai contar com a participação de diversas personalidades. As inscrições no simpósio estão abertas até 5 de setembro.

As candidaturas para a Creche e Jardim de Infância continuam a decorrer até ao limite de vagas. Sabia que os Serviços de Apoio à Infância dos SASUC alcançaram uma taxa de satisfação de 90% no âmbito da sua avaliação periódica? Para além disso, 96% dos encarregados de educação recomendam os Serviços de Apoio à Infância.

Já está aberta a 6.ª edição do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas. Os trabalhos devem ser enviados até 14 de outubro. O vencedor vai receber um prémio de 1500 euros e terá o seu trabalho publicado no Diário de Coimbra.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


 Fernando Regateiro, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em genética e ex-presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi nomeado coordenador nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área dos cuidados hospitalares.

Do tempo de estudante aos desafios atuais, de lutar contra as dificuldades financeiras e a quebra demográfica, o reitor da Universidade de Coimbra fala de tudo em entrevista.

Os ossos de escravos encontrados em Lagos contam a sua história violenta. Fraturas nos antebraços, nos crânios e nas mandíbulas dos esqueletos de escravos do século XV revelam a possível violência que sofriam, afirma a investigadora do projeto, Teresa Ferreira, que estuda os 158 esqueletos encontrados em Lagos em 2009.

No último ano, nas inúmeras sessões de cinema que o Teatro Académico de Gil Vicente promoveu, o espaço acolheu cerca de 14 mil pessoas.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Arquivo UC Global


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.

Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt