a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 27

29 de setembro de 2016


A UC Global deseja-lhe um bom dia e traz-lhe boas notícias na área da investigação. Uma equipa coordenada pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra descobriu que danos na “reciclagem” das células estão associados à Doença de Machado-Joseph. Luís Pereira de Almeida, coordenador do estudo, explica que «os resultados sugerem que os fibroblastos constituem formas acessíveis de testar medicamentos para a doença, acelerando a transição da investigação para a clínica».

Amanhã à noite a ciência volta a invadir Coimbra em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores. Várias entidades têm preparadas uma série atividades que visam aproximar o público dos cientistas num convívio informal, lúdico e educativo. Conheça aqui toda a programação.

Também amanhã à noite o evento “Vamos à Baixa” promete trazer animação à baixa da cidade. O projeto Cria'ctividade, juntamente com outras entidades, propõe um final de dia com música, performances, visitas, entre outras.

O prazo de candidaturas à primeira fase do concurso Arrisca C foi alargado até 30 de outubro. O Arrisca C apresenta duas tipologias a concurso: ideias e planos de negócio.

No próximo dia 1 de outubro, das 10 às 20 horas, a Garagem de Santa Cruz, recebe o “The Product Garage Party”, uma festa onde seis produtos tecnológicos vão ser apresentados em simultâneo. A entrada no evento é gratuita.  


App UCoimbra

Sabia que com a app UCoimbra pode aceder aos arquivos, mensagens e notas de todas as disciplinas? Se ainda não tem a app descarregue para android e ios.


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Universidade conta chegar aos 450 mil visitantes. É um ano histórico para o turismo da Universidade de Coimbra, que conta atingir os 450 mil visitantes, o que, a concretizar-se tal como esperado, representa um aumento de 100 mil visitantes, relativamente ao ano de 2015.

Jovens do “Há Baixa” mostram obras reabilitadas. Estudantes fizeram visita aos espaços da Baixa que, voluntariamente, reabilitaram. São duas lojas, uma habitação e a cozinha social.

“De volta à Mesopotâmia em véspera da grande batalha”. Pesquisa luso-americana é dirigida pelos portugueses André Tomé e Ricardo Cabral (Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Património e da Universidade de Coimbra).

Tecnimede procura talentos na Faculdade de Farmácia. A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e o Grupo Tecnimede assinam protocolo que prevê a criação de uma “Academia de talentos”.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.

Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt