a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º3

17 de março de 2016



A Universidade de Coimbra volta a estar presente na Futurália, uma das maiores mostras nacionais de oferta formativa do ensino superior. Acontece de 16 a 19 de março, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
Já imaginou construir a Torre da Universidade em LEGO? Essa possibilidade está agora mais perto graças ao projeto de Filipa Rocha, aluna de arquitetura. Se quer ver esta ideia passar a realidade basta votar em LEGO Ideas. Demora menos de 5 minutos e o objetivo é angariar 10 mil apoiantes. Vamos a isto?
A 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra continua e hoje trazemos mais duas sugestões, entre tantas. Na Sala do Catálogo da Biblioteca Geral  pode visitar a exposição da iniciativa BiblioAlimentaria. Para além da exposição, pode ainda participar no ciclo de conversas: amanhã, fala-se sobre “Neveiros, Gelos e Frigoríficos - a Refrigeração de Alimentos” às 18h, na Sala de D. João III do Arquivo da UC. O mundo distópico de Ray Bradbury salta do papel para o palco do TAGV com o espetáculo Fahrenheit 451. O teatromosca, com direção artística de Pedro Alves, traz o espetáculo a Coimbra a 17 março, pelas 21h30
Esta semana, também em Coimbra, acontecem dois encontros nacionais de estudantes: o Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENED) e o IX Encontro Nacional de Estudantes de Bioquímica (ENEBIOQ).
As candidaturas ao Fundo de Apoio Social (FAS) decorrem até 31 de março. Os interessados em obter este apoio devem aceder ao portal “O meu processo”. O FAS destina-se a apoiar alunos não bolseiros com dificuldades económicas.


Esta semana a UC foi notícia porque…

(o acesso aos conteúdos pode requerer autenticação)

  • Coimbra participa numa missão Europeia para procurar vida em Marte. A Critical Software e a Active Space Technologies, antigas empresas startup da Universidade de Coimbra, juntaram-se a outras empresas e à agência espacial europeia ESA para o lançamento da Sonda ExoMars. 

  • Os cientistas voltam a sair à rua para várias atividades de comunicação de ciência com a sociedade. Está a decorrer mais uma edição da Semana do Cérebro e Coimbra, através do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC,  participa com diversas iniciativas.
  • O Gabinete de Física do Museu da Ciência da UC é, desde 2014, Sítio Histórico Europeu. A cerimónia de inauguração da placa comemorativa da distinção decorreu no dia 12, no Colégio de Jesus.

  • Prever crises de epilepsia em tempo real. Foi com este objetivo que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, em parceria com os Hospitais da Universidade de Coimbra e entidades de França, Alemanha e Itália, começaram a desenvolver um equipamento que poderá vir a ajudar os doentes a prever um ataque. 

Mas não só...

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Arquivo UC Global

Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos

no FacebookTwitterInstagram


Acompanhe-nos ainda 
em notícias.uc.pt