a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 33

10 de novembro de 2016


A UC Global dá-lhe os bons dias! Hoje damos os parabéns à tenista Bárbara Luz que venceu o prémio de melhor atleta feminina do ano na IX Gala do Desporto Universitário.

Uma equipa multidisciplinar de cientistas e médicos, coordenada por Manuela Grazina, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Coimbra e responsável pelo Laboratório de Bioquímica Genética do Centro de Neurociências e Biologia Celular, identificou duas mutações, uma das quais nova, associadas à origem da doença de Leigh, uma doença mitocondrial rara.

O Departamento de Ciências da Terra da UC comemora 25 anos de existência. Entre as várias atividades promovidas pelo Departamento até ao dia 17 de novembro, destacamos a sessão que tem lugar amanhã, pelas 17h45, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia, no Polo II.

Entre 15 e 16 de novembro realiza-se a 5.ª edição do Dia da Internacionalização. Inclui o “Partner Day”, dia 15, na Casa da Lusofonia, e a Feira de Mobilidade, que terá lugar no edifício da Faculdade de Medicina no Polo I, a 16 de novembro.

Também no dia 15, pelas 17h30, inaugura a exposição documental “Visconde de Vila Maior: o arquivo (s)em reserva)”, no piso intermédio da Biblioteca Joanina. A exposição vai estar patente até 15 de janeiro.

O Turismo da Universidade de Coimbra realiza, no próximo dia 17 de novembro, um jantar tertúlia subordinado ao tema “Coimbra onde tens a tua história?”. A iniciativa tem início às 20 horas, integra uma visita à Sala do Trono e continua depois no Centro Cultural Dom Dinis. As inscrições estão abertas e podem ser feitas para reservas@uc.pt.

A Universidade de Coimbra quer promover a prática de exercício físico e, por isso, o Gabinete de Desporto da UC oferece várias atividades de experimentação física para estudantes, docentes e funcionários. As inscrições para canoagem, defesa pessoal e condição física ainda estão abertas.

O Santander Universidades acaba de lançar o Prémio de Voluntariado Universitário. O prémio pretende distinguir 10 projetos finalistas de elevado mérito e premiar os 3 primeiros com um valor pecuniário de 5000, 3000 e 2000 euros, respetivamente, bem como, fornecer apoio de mentoria ao longo de um ano por parte de um diretor sénior do Banco Santander Totta. As inscrições decorrem até 18 de novembro. 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A cantautora brasileira Adriana Calcanhotto vai, durante o primeiro semestre do próximo ano, ser professora convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Nos 36 anos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o diretor afirmou que há necessidade de começar a pensar-se em novas formas de organizar a oferta formativa, conciliando outras modalidades de cursos com os existentes, contemplando diferentes formatos de unidades curriculares e incentivando novos métodos e técnicas de ensino.

Uma das startup portuguesas presentes na Web Summit, que começou esta segunda-feira, em Lisboa, é a Jitt Travel, um guia turístico à medida de cada um, sob a forma de aplicação para telemóveis. Mas este guia, criado há sete anos, por professores e investigadores de História da Universidade de Coimbra, é diferente de todos os outros, porque tem em conta o tempo disponível para visitar uma cidade.

O projeto “Venex - Vehicle energy efficient extractor”, de Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, venceu a primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, promovido pelo Automóvel Club de Portugal e pela BP.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc.

Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.


Acompanhe-nos ainda em noticias.uc.pt