a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 34

17 de novembro 2016


A UC Global deseja-lhe um bom dia.

É já amanhã que tem lugar na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras a sessão “Que futuro para a Universidade, que Universidade para o futuro: contributos para um debate necessário”. A iniciativa, organizada pelo Conselho Geral, é aberta ao público em geral e a entrada é livre.

Ainda amanhã, a Igreja do Convento S. Francisco recebe, pelas 21h30, o concerto de abertura das comemorações do centenário do nascimento do compositor Manuel Faria. O espetáculo vai juntar mais de 150 pessoas em palco e será dirigido pelo músico e maestro Paulo Bernardino, numa estreia absoluta de peças do autor.

De 19 a 26 de novembro decorre a 22.ª edição dos Caminhos do Cinema Português. Conheça aqui a programação daquele que é o único festival dedicado a todo o Cinema Português.

Também no dia 19, pelas 9h30, não perca o colóquio Diálogos de Memória na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras. O evento insere-se na programação das XVI Jornadas de Cultura Popular do GEFAC, dedicadas à comemoração dos 50 anos deste organismo autónomo da AAC, que se estende até 3 de dezembro.

Tem em casa óculos graduados que já não usa? A partir de agora poderá dar-lhes um destino solidário, depositando-os numa das caixas de recolha disponíveis na UC (nos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho, sitos no 2.º Piso da Faculdade de Medicina, no Polo I ou no buffet do Complexo Alimentar do Polo II).

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade e Coimbra e o IBILI promovem uma série de iniciativas inseridas na Semana da Ciência e Tecnologia 2016, de 18 de novembro a 2 de dezembro. As inscrições nas atividades podem ser feitas através do e-mail scicomm@cnc.uc.pt.

O Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher, nos próximos dias 23 e 24 de novembro, a 6.ª edição do Hilti Engineering Challenge. O evento visa desafiar os finalistas universitários de Engenharia Civil a a aplicar as suas competências e conhecimentos num caso prático, culminando em testes de resistência em ambiente de laboratório.

Estão abertas, até ao dia 8 de dezembro, as inscrições para a 6.ª edição do Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, que se realiza a 16 de dezembro, na Universidade de Coimbra, no Auditório da FCTUC, no Polo II.

Já conhece a Missão País? Trata-se de um projeto de voluntariado universitário católico, através do qual os estudantes poderão fazer voluntariado em diferentes pontos do país, na semana de 5 a 11 de fevereiro. Saiba mais em www.missaopais.pt ou compareça a uma das sessões de esclarecimento. A primeira é já no dia 21 de novembro, às 21h15, no Instituto Universitário Justiça e Paz. 


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


O italiano Cristiano Casalini recebeu o Prémio Joaquim de Carvalho pela obra “Aristóteles em Coimbra. Cursus Conimbricensis e a Educação no Collegium Artium”. Agradecendo a distinção, o investigador sublinhou o privilégio de, finalmente, estar em Coimbra, a cidade que, no século XVI, D. João III conseguiu transformar num dos mais importantes centros culturais e académicos da Europa.

Universidade de Coimbra quer 30% dos alunos com uma experiência lá fora. No Dia da Internacionalização da UC, o Vice-reitor Joaquim Ramos de Carvalho diz que papel da universidade também é formar estudantes para o mundo.

Houve falhas graves nas mortes de 8 bombeiros e de um civil nos incêndios 2013. Um relatório elaborado por especialistas do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, que está pronto há quase 3 anos, mas que nunca foi divulgado, diz que falhou quase tudo. Os bombeiros não tinham equipamento adequado, desvalorizaram os incêndios e nem as comunicações funcionaram corretamente.

Entrevista a Carmen Amado Mendes, professora de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra com especialização nas relações entre a Europa e a China, no dia em que começou o Fórum Económico Portugal China.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.


Acompanhe-nos ainda em noticias.uc.pt