a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 37

07 de dezembro de 2016


A UC Global chega esta semana mais cedo e deseja-lhe um bom feriado.

De 9 a 16 de dezembro a Universidade de Coimbra organiza um conjunto de eventos dedicados ao tema “Timor: imagens e palavras que mudaram o mundo”, que assinala os 25 anos do massacre de Santa Cruz e os 20 anos do Nobel da Paz atribuído a Ximenes Belo e José Ramos-Horta. Não perca, já na próxima sexta-feira, às 9h30, o colóquio “Timor: Mil Palavras, Mil Imagens”, na Casa das Caldeiras.

No dia 13 de dezembro, a partir das 17 horas, tem lugar no Teatro Académico de Gil Vicente a sessão evocativa “Timor: imagens e palavras que mudaram o mundo”, que vai contar com a presença de Ximenes Belo, José Ramos-Horta e Max Stahl. Na mesma ocasião será exibido pela primeira vez o documentário inédito “A Língua, a Luta, a Nação”, de Max Stahl, o autor das imagens do massacre de Santa Cruz que, em 1991, correram o mundo.

Silvia Rodriguéz Maeso, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, recebeu uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor de 1,9 milhões de euros. O financiamento vai ser aplicado num projeto de investigação relacionado com o antirracismo.

Amanhã, pelas 12 horas, não perca a missa em honra da Imaculada Conceição, Padroeira da UC. A cerimónia decorre, como habitualmente, na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra.

A Universidade de Coimbra recebe, a 16 de dezembro, o eL@IES - Encontro Nacional de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior. A entrada no evento é gratuita mas sujeita a inscrição, que deve ser realizada até 8 de dezembro.

No dia 14 de dezembro, pelas 14h30, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores recebe a Sessão de Apresentação Green Business Week 2017. Mais informações aqui.

No próximo dia 15 de dezembro, pelas 21 horas, realiza-se na Sala dos Capelos o Concerto Solidário dos Antigos Orfeonistas, com a participação especial do tenor Nuno Silva. O evento encerra as comemorações do 50.º aniversário dos Serviços de Ação Social e a receita reverte na íntegra para o Fundo Solidário.

O Coro da Capela da Universidade de Coimbra convida estudantes e funcionários, docentes e investigadores, atuais ou antigos, para uma experiência de canto: preparar a Celebração da Fundação da Universidade de Coimbra, a 1 de março. Mais informações aqui.  

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

“Os ilhéus em Coimbra”, da autoria de Catarina Lima Fernandes, aluna da Universidade de Coimbra, é o trabalho vencedor da edição deste ano do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, que visa homenagear o diretor in memoriam do Diário de Coimbra.

O reitor João Gabriel Silva encerrou a sessão solene do Dia da Faculdade de Direito, a 5 de dezembro, considerando-a a primeira Faculdade da UC na atração de estudantes internacionais.

Coimbra é uma das Universidades com um dos maiores acervos osteológicos do país, detendo 3 coleções.

A equipa universitária da Associação Académica de Coimbra/ Universidade de Coimbra sagrou-se campeã nacional ao vencer o Nacional Universitário de Natação de piscina curta.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.


Acompanhe-nos ainda em noticias.uc.pt