a carregar...

UC.PT

UC Global

UCGlobal | n.º 38

15 de dezembro de 2016



A UC Global deseja-lhe um bom dia!

Dois projetos de investigação da Universidade de Coimbra na área da diabetes foram distinguidos pelo Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) com o “Fundo para a Investigação em Saúde”. Ao todo são 230 mil euros para aplicar nos dois projetos vencedores.

Damos os parabéns à aluna da Faculdade de Letras Catarina Lima Fernandes por ter vencido a edição 2016 do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas com a reportagem “Os ilhéus em Coimbra”, a ser entregue no próximo sábado pelas 17h00, na Casa da Escrita. O júri do prémio atribuiu ainda duas menções honrosas aos trabalhos “Olhos que Mentem”, da autoria de Pedro Morgado, e “Caricatura de Coimbra”, da autoria de Patrícia da Cruz Almeida.

O Museu da Ciência recebe hoje, pelas 16 horas, o lançamento do livro “Jesuítas, Construtores da Globalização”, de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais. A sessão está integrada no Ciclo Cultura, Ciência, Culto.

Também hoje, pelas 21 horas, não perca o concerto solidário com o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, com a participação especial do tenor Nuno Silva. O concerto decorre na Sala dos Capelos e é o último evento do programa comemorativo dos 50 anos dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. A receita reverte na íntegra para o Fundo Solidário.

Adriana Calcanhotto vai voltar a pisar os palcos de Coimbra. Dia 4 de fevereiro a cantora brasileira estará no TAGV com Arthur Nestrovski, com o espetáculo “Das Rosas”, expressamente produzido para os 725 anos da Universidade de Coimbra e que regressa agora à cidade. Os bilhetes já estão à venda no TAGV e na bilheteira online.

E porque o Natal já está aí saiba que pode aproveitar o desconto de 20 por cento na Loja da UC. A promoção está disponível para todos os portadores do cartão Universidade de Coimbra. 


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Universidade de Coimbra evocou os 25 anos do massacre de Santa Cruz, em Díli, Timor-Leste, bem como os 20 anos de atribuição do Prémio Nobel da Paz a Dom Ximenes Belo e a José Ramos-Horta.

Frederico Lourenço venceu o Prémio Pessoa 2016. Para o autor, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o prémio, que o deixou "muito feliz e muito sensibilizado", é o reconhecimento do seu trabalho enquanto docente universitário "na área de estudos clássicos" e enquanto tradutor de textos de grego antigo.

A Pharmacopêa Portugueza, obra publicada em 1876, foi reeditada numa edição fac-similada do original, que faz parte do acervo da Biblioteca da Universidade de Coimbra. Resultado de uma investigação de João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia, a nova edição, que tem o patrocínio exclusivo da empresa Bluepharma, foi lançada na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Francisco Duarte, Doutorando em Sistemas de Transportes do programa MIT Portugal na UC, conquista prémio de 10 mil euros com sistema alternativo de lombas.


Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.


Acompanhe-nos ainda em noticias.uc.pt