a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 39

22 de dezembro de 2016


A UC Global dá-lhe os bons dias!

Um estudo do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra evidencia que a Doença de Alzheimer apresenta uma produção desregulada de moléculas mensageiras, o que pode, em último caso, comprometer a produção de energia no cérebro.

O prazo de candidaturas ao Startup Voucher foi prolongado até 30 de dezembro. O Startup Voucher é uma das medidas do Programa StartUp Portugal que tem como objetivo promover o desenvolvimento de projetos empresariais inovadores que se encontrem em fase de ideia. Mais informações aqui.

Já conhece a árvore de Natal do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra? A árvore deste ano é um teixo e foi escolhida por ser uma espécie em vias de extinção. Aproveite os dias de sol, dê um passeio pelo Jardim e visite a árvore de Natal.

As férias de Natal já estão aí e, por isso, deixamos algumas sugestões de atividades para os mais novos. No Exploratório Centro Ciência Viva as crianças, dos 6 aos 12 anos, podem aproveitar as várias atividades integradas n’ “A ciência não vai de férias... de Natal!”. Também no Museu da Ciência da UC não vão faltar atividades com o “Natal de pista em pista”, para crianças dos 6 aos 10 anos.

A terminar desejamos-lhe umas Boas Festas! Aproveitamos também para mostrar algumas das tradições natalícias do universo UC


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


Encontro promovido pelo CNC e IBILI foi, durante dois dias, uma “excelente mostra” do trabalho “de ponta” realizado pelos investigadores em Coimbra.

A cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto vai ser professora convidada da Faculdade de Letras e do Instituto de Estudos Brasileiros. A poesia através da música no Brasil e em Portugal vai ser um dos temas um abordados nas aulas que começam em fevereiro.

Frederico Lourenço, Prémio Pessoa 2016, é um dos mais respeitados intelectuais portugueses e tem em mãos um projeto “saudavelmente radical” - a tradução da Bíblia a partir dos textos originais em grego.

Mais de um terço dos jornalistas diz ser alvo de pressões externas revela inquérito. Um estudo realizado por um investigador da Universidade de Coimbra conclui que 35,7% dos jornalistas inquiridos são alvo de pressões externas e cerca de um quarto afirma ser alvo de pressões da direção e da administração.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.


Acompanhe-nos ainda em noticias.uc.pt