a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º4

24 de março de 2016
A Universidade de Coimbra está novamente entre as melhores instituições de ensino superior do mundo de acordo com o ranking universitário QS by subject. A UC é a melhor universidade portuguesa nas áreas de Biological Sciences, Mathematics e Law e encontra-se no top 350 em 11 áreas do saber.
Já ouviu falar da campanha “Vamos Pôr o Sequeira no lugar certo?” Se ainda não, nós contamos-lhe tudo. O Museu Nacional de Arte Antiga lançou uma campanha para integrar no seu acervo a pintura “A Adoração dos Magos”, de Domingos António de Sequeira. O desafio é simples: dividir a obra, avaliada em 600 mil euros, em dez milhões de píxeis, um por cada português. A Universidade de Coimbra associa-se a esta campanha e vai patrocinar um pixel por cada pessoa associada ao Universo UC, num total de 55 mil píxeis. Assim,  a UC vai doar à campanha, num primeiro momento, 3300 euros. Mas queremos que o nosso contributo seja maior e por cada antigo aluno que venha a inscrever-se na Rede UC, mais um pixel é comprado pela Universidade.
Tem o seu traje académico no armário e não sabe o que fazer com ele? Nós damos-lhe uma sugestão: entregá-lo a um estudante carenciado. No Dia do Estudante, que hoje se assinala, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) lançam uma campanha solidária de recolha de trajes académicos para empréstimo a estudantes desfavorecidos.
A comemorar 30 anos de existência, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) lança o Prémio de Jornalismo Radiofónico RUC/Antena 1/Antena 3. Procuram-se trabalhos de reportagem radiofónica, com duração entre 10 e 20 minutos e tema livre, feitos por jovens até aos 35 anos. As inscrições estão abertas até 30 de abril.
“Noite” é o nome do espetáculo de dança que chega hoje, pelas 21h30, ao TAGV. Da companhia Circolando, “Noite” une a dança, o teatro e a poesia para refletir sobre a luz e a escuridão nos subúrbios e subterrâneos das cidades até à exaustão.
Se ainda não tem planos para a noite de Sexta-feira Santa porque não assistir a um concerto na Biblioteca Joanina? “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz” é um um concerto de piano por Marlene Tavares a partir da obra de Joseph Haydn e recitação de meditações sobre o mesmo tema das Sete Últimas Palavras. A entrada é livre com donativo a favor do Fundo Solidário.
Um grupo de investigadores, coordenado pelo cirurgião Henrique Alexandrino, realizou o primeiro estudo clínico em Portugal focado em investigar as consequências da quimioterapia sobre o fígado dos doentes com metástases de Cancro Colorretal e o seu impacto sobre as complicações pós-operatórias. O estudo foi realizado em colaboração com a Clínica Universitária de Cirurgia III da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.


Esta semana a UC foi notícia porque…

(o acesso aos conteúdos pode requerer autenticação)

  • Coimbra está no topo dos destinos turísticos nacionais e internacionais. A classificação como Património da Humanidade, em 2013, trouxe mais turismo e essa distinção aumentou a auto-estima da cidade e da Universidade, que conquistaram «um reconhecimento que nunca tinham tido». 

Mas não só...

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Arquivo UC Global

Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos

no FacebookTwitter e Instagram


Acompanhe-nos ainda 
em notícias.uc.pt