a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 41

05 de janeiro de 2017


A primeira UC Global de 2017 deseja-lhe um bom dia e um excelente ano!

Começamos com boas notícias. Um ensaio clínico com a molécula redaporfin, nascida na Universidade de Coimbra, revelou que é segura e bem tolerada no tratamento de cancro avançado da cabeça e do pescoço. Um grupo de 14 doentes testou-a e um deles ficou sem sinais do tumor.

Nos próximos dias 19 e 20 de janeiro celebra-se a chegada do novo ano ao som da Banda Sinfónica do Exército. O tradicional concerto de Ano Novo desdobra-se em duas sessões que começam pelas 21h30, no TAGV. As entradas são gratuitas e os bilhetes estão disponíveis a 10 de janeiro.

Amanhã, pelas 17 horas, o Herbário da Universidade de Coimbra lança o seu novo catálogo online. A sessão tem lugar no Anfiteatro III do Colégio de S. Bento. Com cerca de 800.000 exemplares, o Herbário da UC representa a maior coleção biológica portuguesa.

Também amanhã não perca a primeira sessão de Lojas de Saber de 2017, com o tema "Luz e mecanismos da visão. Da Euglena viridis ao olho biónico" e a cargo de Alfredo Rasteiro, professor jubilado da Universidade de Coimbra. A iniciativa começa às 18 horas no Auditório do Exploratório.

Estão abertas as inscrições para o curso breve “Direito de Resposta na Comunicação Social”, do Instituto Jurídico da Comunicação, que se realiza a 28 de janeiro. Mais informações aqui.

A contagem decrescente para o concerto de Adriana Calcanhotto já começou. A 4 de fevereiro, a cantora brasileira estará no TAGV com Arthur Nestrovski, com o espetáculo “Das Rosas”, especialmente produzido para os 725 anos da Universidade de Coimbra e que regressa agora à cidade. Os bilhetes estão à venda no TAGV e na bilheteira online


A UC foi Notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)


Uma tecnologia de última geração está a ser desenvolvida por um consórcio europeu no qual participa também uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A equipa portuguesa trabalha na interação humana/robô para que seja encontrado um verdadeiro colega de trabalho.

Chama-se “Portuguese flavours” e promete fazer crescer água na boca com os sabores e saberes da gastronomia portuguesa. A aplicação para android foi criada por alunos de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.

Melhorar a gestão da UC é “defender toda a região". O reitor da Universidade de Coimbra considera que apostar na melhoria da gestão da instituição para a tornar mais sólida é também uma forma de “defender toda uma região”.

Cinco alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveram a aplicação móvel BusTUC, que permite ver a localização em tempo real dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.


Acompanhe-nos ainda em noticias.uc.pt