a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 44

26 de janeiro de 2017


A UC Global dá-lhe os bons dias!

Uma equipa de investigadores do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, em colaboração com o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, desenvolveu um modelo matemático que simula a libertação de fármacos a partir dos stents de última geração, os denominados Drug-Eluting Stents (DES, stents de libertação de fármacos), uma ferramenta que poderá ter impacto na cardiologia de intervenção.

Hoje damos os parabéns ao docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Albano Figueiredo Rodrigues, distinguido com o Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro.

Já conhece a nova loja da Imprensa da Universidade? Fica na Faculdade de Economia e pretende aproximar a comunidade académica dos livros. Não deixe de visitar!

Na próxima segunda-feira, 30 de janeiro, o Presidente da Grécia Prokópis Pavlópoulos vai estar na Universidade de Coimbra para receber o grau de Doutor Honoris Causa. A cerimónia vai ser transmitida em direto em uc.pt a partir das 14h30.

Amanhã, às 18 horas, não perca na Biblioteca Joanina o recital de piano de Aleyson Scopel, da produtora brasileira Virtuosi Música. A entrada é gratuita.

No próximo domingo, pelas 17 horas, o Coro de Capela da Universidade de Princeton dá um concerto na antiga igreja do Convento São Francisco. A entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhetes.

Já estão abertas, até 31 de janeiro, as candidaturas para a 8.ª edição do ineo start, que vai decorrer em março no Instituto Pedro Nunes. Mais informações disponíveis aqui

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Madalena Victorino é a vencedora do prémio Universidade de Coimbra 2017. A coreógrafa, pedagoga e programadora cultural tem promovido a inclusão social através das artes performativas.

O complexo de piscinas de Coimbra vai transformar-se num centro de alto rendimento de Natação, no âmbito do projeto olímpico Tóquio’2020. Para tal, a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra vão ter como parceiro a Federação Portuguesa de Natação (FPN).

A Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal vão candidatar-se ao programa “Lugares Património Mundial do Centro” do Centro 2020, que envolve um apoio global de dois milhões de euros.

Coimbra vai acolher de 7 a 10 de abril o V Encontro Nacional de Estudantes de Química (ENEQUI), subordinado ao tema “Química: a aproximar o Futuro”.


Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Arquivo UC Global


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.


Acompanhe-nos ainda em noticias.uc.pt