a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 47

16 de fevereiro de 2017


A UC Global dá-lhe os bons dias!

Amanhã não perca a apresentação pública da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. A sessão tem lugar às 12 horas no Colégio da Graça, Rua da Sofia (Polo 0). A Semana Cultural vai decorrer de 1 de março a 28 de abril e é dedicada ao tema “Quem somos?”.

No domingo a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC comemora 25 anos. A data vai ser celebrada em festa, a partir das 10 horas, no Convento de São Francisco.

É já na próxima semana, dia 22, que Adriana Calcanhotto dá a primeira master class enquanto professora convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. “Eu ando pelo mundo” é o tema da sessão. Se ainda não se inscreveu tem até ao final do dia de hoje para o fazer!

De 24 a 26 de fevereiro realiza-se a primeira edição do Light Up , uma competição de empreendedorismo que visa dotar os participantes de ferramentas para trabalharem as suas ideias. O evento vai contar com a presença de CEOs de startups de Coimbra que vão partilhar experiências e aconselhar os participantes.

Estão abertas, até 15 de março, as candidaturas ao programa CaixaImpulse, destinado a universidades, hospitais e organizações não-governamentais que atuem na área dos cuidados de saúde e das ciências da vida. Ao todo vão ser selecionados 23 projetos. 


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O reitor da Universidade de Coimbra anunciou que a Cantina Amarela, na Rua Oliveira Matos, deverá reabrir “tão próximo quanto possível do início do próximo ano letivo”.

Uma plataforma com informação harmonizada de apoio às operações transfronteiriças de prevenção e combate aos incêndios florestais vai ser disponibilizada em Portugal e Espanha, no fim de março. A plataforma SpitFire está a ser desenvolvida por um consórcio luso-espanhol liderado pela Associação de Desenvolvimento para a Aerodinâmica Industrial (ADAI), a que preside o catedrático Domingos Xavier Viegas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Mohammad Safeea, refugiado sírio de 29 anos, tirou 20 valores na tese de mestrado em Engenharia Mecânica, na Universidade de Coimbra. Agora, realiza doutoramento e é já uma peça “fundamental” no laboratório de robótica.

Três investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram uma nova técnica para a deteção de neutrões térmicos, que “pode ser muito útil para a prevenção do contrabando de materiais radioativos.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

Arquivo UC Global


Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos 

no FacebookTwitter e Instagram.


Acompanhe-nos ainda em noticias.uc.pt