a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 49

02 de março de 2017


A UC Global deseja-lhe uma boa tarde!

Começamos por dar os parabéns à Universidade de Coimbra que celebra o 727º aniversário. A cerimónia de comemoração do Dia da Universidade decorreu na “Sala dos Capelos”, sala que o Reitor, sustentado em textos do séc. XIX, propõe que passe a ser designada por Sala dos Atos Grandes.

Na cerimónia, João Gabriel Silva aproveitou para agradecer, em nome da UC, aos cidadãos que aceitaram integrar o nosso Conselho Geral como membros externos: Esmeralda da Silva Santos Dourado, Fernando Henrique Lopes da Silva, João Albino Rainho Ataíde das Neves, João Manuel Gaspar Caraça, José Carlos Lopes Martins, José Luís de Azevedo Cacho, José Luís Menezes Garcia, Maria del Pilar del Rio Sánchez, Maria José Pereira, Rui Santos Ivo. A eleição para Presidente do Conselho Geral será a 13 de março.

No discurso foi salientada pelo Reitor a abertura de quase cem lugares para contratação de professores a partir das próximas semanas e que tal sucederá “a um ritmo sem paralelo de há muitos anos a esta parte”.

Foi também referido o aumento de 45 % no desempenho do orçamento de funcionamento corrente das Unidades Orgânicas este ano em relação ao ano passado. Este crescimento traduz-se num aumento substancial da autonomia efetiva das faculdades pois “há muitas escolhas que só podem ser feitas se houver recursos disponíveis para as concretizar”.

Os jogos europeus universitários de 2018 (EUG) foram referidos como “o maior evento multidesportivo de sempre em Portugal cuja dimensão estratégica tarda em ser reconhecida”. O Reitor da UC lamentou não ter encontrado apoio financeiro, do Governo aos fundos estruturais, para a requalificação do Estádio Universitário, que ainda assim será requalificado: o atual campo pelado vai passar a ter relvado sintético e será recuperado o Pavilhão 2, além da intervenção substancial no espaço exterior.

Durante a cerimónia, o Prémio Universidade de Coimbra / Santander-Totta foi entregue à coreógrafa Madalena Victorino, apresentada por Rita Marnoto, que propôs uma visita ao seu percurso através da metáfora do corpo dançante. Ernesto Costa falou em representação do Conselho Geral da UC, fazendo um balanço sobre a Universidade “como unidade e como relação”.

Pode rever a cerimónia na íntegra aqui.

Aceda também à galeria de imagens do dia 1 de março de 2017.

A 19ª Semana Cultural da UC começou também ontem e esta semana destacamos o Concerto Solidário a favor dos estudantes refugiados na Universidade de Coimbra que terá Yolanda Soares como cabeça de cartaz,além de contar com a atuação do coro Alma de Coimbra


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Nelson Mandela Metropolitan University, em Port Elizabeth, África do Sul, atribuiu o título de “Honorary Professor” a Estrela Figueiredo, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A Universidade de Coimbra recebe entre 2 e 5 de março o XII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica. Na ordem de trabalhos figuram temas como bioinformática, neurociências e empreendedorismo

Os estudantes alojados na Residência Universitária Polo II retomaram na passada semana a prática desportiva nestes espaços. A iniciativa resulta de um projeto iniciado em abril do ano passado, promovido em conjunto pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, Faculdade Desporto e Educação Física (FCDEFUC) e pelo Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra, sob a coordenação do professor Alain Massart, docente da FCDEF-UC.

Um estudo da UC e Fundação Bissaya Barreto defende que crianças devem ir à creche desde tenra idade. A investigação de especialistas em educação defende, através de um projeto-piloto, que as crianças de tenra idade devem participar em grupos, nomeadamente, frequentar a creche e o jardim-de-infância antes dos quatro anos.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global